15 May 2008

EM 2003 ERA ASSIM
(a propósito de Amy Winehouse que, via Rock In Rio,
promete ser a praga mediática dos próximos tempos,
só ultrapassada pelo massacre da eurobola)


Quem ouve jazz? Um vírgula muito poucos por cento acima de ninguém. Quem ouve jazz? Uns bastante confortáveis milhões desde que, muito generosamente, o jazz aceite incluir Norah Jones ou Diana Krall entre os primos afastados. Não é uma questão de opinião. São as estatísticas dos BPIs e Billboards deste mundo que assim as classificam. Aparentemente, no mesmo momento em que as vendas globais de CD descem a pique, as de jazz subiram para uns honrosíssimos (não se riam) 2%. Porquê? Porque Norah Jones e Diana Krall "são jazz" e, assim, se encarregam de fazer o "upgrade" do saguão da indústria que partilham com Charlie Parker, Miles Davis, Mingus, Ornette, Coltrane ou Ellington. Na verdade, se o rock, depois de morto, deixou de ser a causa dos rebeldes sem causa para se transformar numa terapia ocupacional dos tempos livres adolescentes, se a pop quimicamente pura passou a ser mera coreografia de hypes e starlets semestralmente renováveis, se a clássica já obriga a pré e pós-produção de imagem, porque haveria o jazz de se deixar ficar pelintramente orgulhoso da sua "integridade"? Porque não haveria de se conformar com a missão de "coffee table music" e aceitar a condição de produto de consumo, lado a lado com o Xanax, o futebol ou a leitura da "Caras"? Afinal, pelo meio dos anos 80, Sade Adu, Weekend/Working Week ou Everything But The Girl não tinham já sido empacotados como "the british jazz revival"?

Em poucas palavras: a indústria descobriu um filão. E ele, hoje (para além de Krall ou Jones), dá pelos nomes de Peter Cincotti, Katie Melua, Jamie Cullum, Michael Bublé e Amy Winehouse. Aspiram ao estatuto de "novos Sinatras" ou "novas Peggy Lee/Julie London/Ella Fitzgerald" e são todos muito jovens e bem apessoados. Cincotti, por exemplo: 20 anos, americano, nº1 na tabela de jazz da Billboard com o álbum homónimo de estreia, também terceiro mais vendido de 2003 na categoria, estreia cinematográfica anunciada em Spider Man 2 e Beyond The Sea, de Kevin Spacey. Como é, então, o "jazz wunderkind" ungido como messias pela "Vanity Fair"? "Good looks" de modelo masculino em versão BCBG, voz banalmente "flat" que até arrepia citar no mesmo fôlego que Sinatra, pianista competente como milhares de outros em actividade nos bares de Nova Iorque, arranjos e interpretações "not quite pop, not quite jazz" para quatro originais descartáveis e um reportório de "standards" que vai dos Beatles a Blood Sweat And Tears e Fats Waller. A competição directa por este nicho do jazz ultra-light vem de Michael Bublé (25 anos, canadiano) e Jamie Cullum (24 anos, inglês). O primeiro (em registo também homónimo) investe na mimetização fiel dos tiques da era do swing e não lhe parece mal atirar-se a canções dos Bee Gees com a participação dos próprios, ao mesmo tempo que assume a pose de crooner de casino delicodoce, doravante indispensável no lobby dos melhores hoteis. Cullum (Twentysomething, dupla platina em Inglaterra), esse, faz o género de "enfant terrible", mais copos-gajas-e-terra-nas-unhas do que luva branca, que não desdenha dar cabo de Hendrix, Jeff Buckley, Radiohead e Who por entre versões igualmente pedestres de clássicos de Cole Porter e Lerner/Loewe e composições próprias. O Algonquin Hotel de Nova Iorque já lhe abriu as portas pelo que se prevê uma disputa renhida pelo título de rei do "dinner jazz". Pelo menos tão renhida como a do torneio feminino Krall/Jones, com Katie Melua (19 anos, origem russa e residência britânica) e Amy Winehouse (19 anos, inglesa) na qualidade de "outsiders most likely". Frank, de Winehouse — suposta discípula de Ella, Dinah, Sarah e Ray Charles, várias nomeações para os Brit Awards —, tem a virtude de tanto beber da velha tradição jazz quanto da "nova" funk/soul/hip hop e, por aí e por alguma individualidade menos oriunda "de fábrica" (ainda que a léguas do almejado modelo Erykah Badu), fugir um pouco ao estereótipo lounge-nostálgico. No qual, Melua e Call Off The Search (1º lugar do top inglês) mergulham de cabeça mas, esbracejando pelo galardão de Norah-Jones-de-Holiday Inn, provam, contudo, a existência de um público ávido das suaves insignificâncias da "mood music". (2003)

12 comments:

Anonymous said...

Embora me sinta bastante afastado do exageradíssimo coro de elogios feitos a Amy Winehouse, acho que deu um salto bastante apreciável do 1.º para o 2.º álbum. Menos jazz «mainstream», mais soul-funk, e, sobretudo, uma voz mais personalizada. Comprei o disco e, francamente, gostei. Embora, dentro do género, se houvesse um mínimo de justiça no mundo, a exuberante Nicole Willis é que devia estar a ser escutada à escala planetária. Norah Jones + Diana Krall vão directamente para o saco do lixo. Quanto aos outros não lhes prestei atenção na devida altura, e, pelo que leio, não perdi nada de importante. Ah, e tenho uma aceitável colecção de discos de jazz (do «autêntico»), pelo que me acho no direito de pertencer aos um vírgula tal % de consumidores da coisa (se assim lhe posso chamar).

Anonymous said...

A Amy é pop do bom. Pena o massacre mediático. Os restantes nomes, cincottis e afins, são pop do mau e nada têm a ver com jazz.

Mesmo a Peggy Lee, a minha preferida das "brancas", não era jazz. A Sarah sim, era jazz.

Anonymous said...

Costumam contrapôr à Peggy Lee a Anita O'Day, que seria uma verdadeira cantora de jazz, isto é, improvisava...tenho 2 cds dela, mas não tenho ainda opinião formada sobre a Anita.

Anonymous said...

Já agora dou a minha definição de um bom ouvinte de jazz: é aquele para quem a Original Dixieland Jass Band soa exactamente igual a Albert Ayler..eheh

Anonymous said...

Por outro lado, um pseudo-ouvinte de jazz só ouve Coltrane, Dolphy, Monk e Mingus.

Os restantes: Coleman Hawkins, Lester Young, Sonny Rollins, Oscar Peterson, e tantos outros, são caretas.

Anonymous said...

Ninguém espera no século da globalização, do "gosto comum", do consumo imediato, que fosse diferente. Mais um comentário brilhante.
Que venha o esquecível. A máquina tem que girar. Os consumidores agradecem.

Anonymous said...

Só agora descobri uma gralha no texto: não é "Michael Bublé", é "Michael Bibelot".

Anonymous said...

"I just did a review of The Third Man, a movie I dearly love and that I have seen dozens of times." Faz parte de uma entrevista que a menina-alice me obrigou a pôr aqui.

joão P. carvalho said...

um dos sintomas da doença(que volta a repetir-se uns meses mais tarde) é dizer coisas do género:

"não não, os 'produtos' anteriores não eram assim tão bons, este tenho que admitir que é bom."


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conversa telefónica entre presidente de uma major e um qualquer capataz/produtor(o que faz 'produtos'):

(...)
- eh pá...agora...estamos todos cansados da Joss Stone...estamos um bocado fartos da aparência rebelde, sorridente e virginal....arranja-nos aí alguma coisa mais rebelde sff...
- em pop ou jazz?
- eh pá...o público estás farto disso...antigamente era misturar pop, soul e jazz...agora põe lá mais um ingrediente no liquidificador...pode ser funk agora...que o 'rhythm and blues alibi' já se esgotou.

(...)


"...And a fuck all y’all..."

João Lisboa said...

"Faz parte de uma entrevista que a menina-alice me obrigou a pôr aqui"

Aqui, onde?

Anonymous said...

Aqui na caixa de comentários. Tem o link ali em cima!

Anonymous said...

A seriedade no sec XXI, é digna de respeito. Alguém da indústria leva isso a sério?