08 May 2007

FREAK SHOW TIME!



Numa cena do filme de Carl Reiner de 1979, The Jerk, Steve Martin, o filho adoptivo branco de uma família negra pobre do Deep South dos EUA, jaz à noite na cama, lamentando melancolicamente o seu fraco sentido rítmico que o discrimina perante os seus irmãos de côr. De súbito, porém, a sua vida muda: nas ondas do velho rádio decrépito da avó, soam os acordes xaroposos de uma música-de-supermercado que o fulminam como um raio. "Eis, finalmente, a música que fala ao meu coração!", exclama, "a música que me devolve à vida e me ordena que seja alguém!". Ali mesmo, ele acabava de descobrir os "blues do homem branco", esse pano de fundo sonoro que decora a existência quotidiana dos cidadãos do planeta, dos centros comerciais às salas de espera de aeroportos e foyers de hotéis.
 
Boa parte dele (pelo menos, na Europa) tem origem nessa venerável instituição que, desde os anos sessenta, abastece de reportório as cadeias estereofónicas dos espaços urbanos: o Festival da Eurovisão, fonte inesgotável de melodias fáceis e imagens coloridas que se infiltram na memória e que, mesmo em quem as rejeita, deixam marcas indeléveis. Com boas razões para isso, aliás. Pois existe lá mais alguma oportunidade para se escutar canções com títulos tão pitorescos como "Mia Krifti Evaisthissia", "A Holnap Mar Nem Lesz Szomorn", "Neka Mi Ne Svane", "Ne Zori Zoro" ou o quase urológico "To Takie Prosta"?



E que outro festival de música se pode gabar de ameaçar a estabilidade de coligações governamentais como aconteceu agora em Israel, com a extrema-direita judaica a ulular de fúria e a ameaçar com as labaredas do Inferno a propósito da participação (coroada de vitória) do muito warholiano transsexual Dana International? A verdade é que não há Eurovisão a mais mas sim Eurovisão a menos. E só é de lamentar que a famigerada globalização ainda não tenha proporcionado a existência de um "Festival da Mundovisão" onde, a partir dos quatro cantos do planeta, se edificaria um monumental "freak show" musical (pense-se só nos potenciais tesouros ocultos que o Oriente nos reserva...) para deleite de milhões de "couch potatoes".
Era, pois, de prever que, mais tarde ou mais cedo, alguém pegasse no tema-Eurovisão e, à custa dele, inventasse uma nova forma de divertimento. O produtor Nick Bradshaw foi o escolhido pela Divina Providência quando, uma manhã debaixo do chuveiro, concebeu a ideia de propôr a um grupo de "credible recording artists" que fizessem versões de antigos êxitos do Festival da Eurovisão, os quais, confessa, "na minha humilde opinião, são, muitas vezes, perfeitas canções pop de excelente confecção". O projecto deu um importante passo em frente na altura em que, ao balcão de um bar, timidamente o revelou a Terry Hall (ex-Specials) e este, inesperadamente, o aprovou sorrindo, coisa por que não é particularmente famoso.
O resultado final foi o álbum A Song For Euro Trash e uma produção de televisão a ser exibida pelo Channel Four britânico no programa "Euro Trash" de Antoine de Caunes, também abençoado por Jean Paul Gaultier. O disco, evidentemente, exige ser avaliado de acordo com os critérios eurovisivos em vigor: com pontuações, classificações, polémica e escândalo, ingredientes indispensáveis no momento em que é oficial que o Festival da Eurovisão voltou a ser "cool". Pelo que o escalonamento deverá ficar organizado da seguinte forma:



"Comic Strip" (c/ Serge Gainsbourg: "St. Tropez" indisponível)

"Saint Tropez" - Brigitte Bardot: tema de abertura extra-concurso, inauguração oficial das festividades, assinado pelo histórico Francis Lai. Prémio de Carreira.




"Save Your Kisses For Me" - Kenickie: primeiro grande candidato à vitória final, numa trepidante versão da "girl band" mais efervescente do britpop para a imortal vencedora da edição de 1976, interpretada pelo colectivo de humanistas, The Brotherhood Of Man. Derrotada, porém, no último momento pelos zero votos do júri de Israel em virtude de indesejáveis conotações com "o beijo de Judas".




"Poupée de Cire, Poupée de Son" - Dubstar & Sacha Distel: correndo por fora, jogava no prestígio algo amarfanhado de Distel e na memória da imagem de adolescente perversa de France Gall, a Lolita-da-época de Serge Gainsbourg. Apesar de ter recebido a votação maxima do júri belga, acabou por se quedar a meio da tabela.




"Ding A Dong" - Edwyn Collins: um dos três temas de poesia fonética dadaísta a concurso. O ex-Orange Juice saiu-se a contento mas o caracter demasiado vanguardista do texto impediu-o de lutar pelos primeiros lugares.




"La La La" - St. Etienne: também o dadaísmo de raiz ibérica não teve melhor sorte. Sem o "salero" original de Massiel em 1968, trinta anos depois, a loura Sarah Cracknell não repetiu o triunfo da morena castelhana. Fica impedido de concorrer na proxima edição.




"Volare" - Dean Martin: o charme etílico e a circunstância póstuma da participação valeram-lhe apenas votos de consolação.




"All Kinds Of Everything" - Terry Hall & Sinead O'Connor: na grande tradição de duos como Esther & Abi Ofarim ou Armando Gama & Valentina Torres, a sedução e o encanto infantis da melodia de Dana foram perfeitamente reconstituidos. Segunda melhor votação do júri belga.




"What's Another Year" - Shane MacGowan & The Popes: cometendo a proeza de interpretar a canção até ao final sem desfalecer, Shane MacGowan fez esquecer o imortal Johnny Logan. Prémio "Jameson" de resistência.



(indisponível qualquer testemunho dos talentos vocais de Eva Henger)

"Ooh Yeah" - Eva Henger: aceite apenas com o estatuto de "convidada especial" em virtude de ter infringido as regras (só eram permitidas canções anteriormente apresentadas nos Eurofestivais), o original erótico da discípula de Cicciolina não recebeu qualquer voto apesar dos protestos oficiais apresentados por Wladimir Jirinowski.




"A Ba Ni Bi" - Fox Force Five: ao contrário das anteriores, a poesia fonética israelita convertida ao eurodisco-xunga lutou até ao fim pela vitória. Determinante seria a fraca votação da Antiga República Jugoslava da Macedónia que preferia a Antiga Versão Original de Izhar Cohen & The Alphabeta.




"Congratulations" - Annie Christian: embora "christian" como Cliff Richard, a interpretação hard rock não teve motivos para receber parabéns. Acompanha "La La La" na descida à segunda divisão.




"Waterloo" - Bananarama: vinte e quatro anos depois, a repetição do triunfo dos ABBA com mais três "a" e menos um "b". Ou a confirmação do genial paradoxo metafórico por meio do qual Waterloo, de símbolo da derrota, se transforma em símbolo de vitória. Primeiro prémio absoluto e Prémio Especial do Júri para o Elevado Conteúdo Poético.




"Variations On Te Deum (Eurovision Theme) - 808 State e "A Song For Euro Trash" - Antoine de Caunes & Kate Robbins: encerramento pós-moderno das cerimónias e coda final em registo "naughty" à volta do tema "the world is like a bouillabaisse" depois desenvolvido no diálogo filosófico "I believe in unity/And I believe in nudity". Ou, como diria Nick Bradshaw, "Viva Europa!". (1998)

2 comments:

Anonymous said...

um obrigado enciclopédico.
penso que os demais atributos acima revelados compensam largamente os talentos vocais de Eva Henger.

Anonymous said...

Hey,

When ever I surf on web I never forget to visit this website[url=http://www.weightrapidloss.com/lose-10-pounds-in-2-weeks-quick-weight-loss-tips].[/url]Plenty of useful information on lishbuna.blogspot.com. Frankly speaking we really do not pay attention towards our health. In plain english I must warn you that, you are not serious about your health. Research displays that about 70% of all USA grownups are either obese or weighty[url=http://www.weightrapidloss.com/lose-10-pounds-in-2-weeks-quick-weight-loss-tips].[/url] Hence if you're one of these citizens, you're not alone. Infact many among us need to lose 10 to 20 lbs once in a while to get sexy and perfect six pack abs. Now the question is how you are planning to have quick weight loss? Quick weight loss can be achived with little effort. If you improve some of your daily diet habbits then, its like piece of cake to quickly lose weight.

About me: I am blogger of [url=http://www.weightrapidloss.com/lose-10-pounds-in-2-weeks-quick-weight-loss-tips]Quick weight loss tips[/url]. I am also mentor who can help you lose weight quickly. If you do not want to go under painful training program than you may also try [url=http://www.weightrapidloss.com/acai-berry-for-quick-weight-loss]Acai Berry[/url] or [url=http://www.weightrapidloss.com/colon-cleanse-for-weight-loss]Colon Cleansing[/url] for effective weight loss.