24 April 2024

O Grande Festival de Estereótipos Etno-Socio-Raciais (que deve ter deliciado os elementos da "Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal")
Último capítulo da fabulosa saga do lendário Newton & Cº  
(capítulos anteriores : I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII)

 DA LÓGICA À EMOÇÃO

Não confundir Arooj com Arushi. Até porque importa saber que Arooj Aftab - a saudita-paquistanesa radicada em Brooklyn, autora dos óptimos Vulture Prince (2021) e Love In Exile (2023) e primeira dama actual do que ainda se vai chamando "world music" (título que, aliás, rejeita: “Tenho raízes em imensos lugares. Vivi os últimos 20 anos em Nova Iorque e lá cresci musicalmente. Não me vejo na qualidade de artista ‘world’ ou ‘global’") - se inclui no mui activo círculo de apoiantes da indiana de Delhi, Arushi Jain. Após o estudo de música clássica indiana, também ela emigrou para os EUA - São Francisco e, depois, Nova Iorque -, onde se entregou â informática no Center For Computer Research In Music And Accoustics, da universidade de Stanford. Após a publicação de um primeiro álbum, Under The Lilac Sky (2021) que passaria despercebido no turbilhão pandémico, o novo Delight foi concebido como "um alerta para rejeitar firmemente qualquer existência da qual o deleite esteja ausente". (daqui; segue)

"Our Touching Tongues"

19 April 2024

Como era absolutamente evidente

"Green Mossy Banks"
 
(sequência daqui) Old Wow foi a reconfiguração desse reportório em modo sofisticadamente orquestral, retomando um esssencial elo de ligação: "Aquelas pessoas que cantavam estas canções também cuidavam da terra. Quando deixamos de cantar à terra, a terra deixa de cantar para nós". songdreaming retoma esse mesmo percurso, de modo ainda mais cinematicamente rico - a experiência como actor, cantor e compositor de bandas sonoras para Peaky Blinders, King Arthur, de Guy Ritchie, ou The Unlikely Pilgrimage of Harold Fry, de Hettie Macdonald, deu audíveis frutos - e, numa tapeçaria sonora que tanto utiliza recursos orquestrais convencionais como recorre ao qānūn árabe, à nyckelharpa sueca ou ao coral londrino Trans Voices, oferece-nos um álbum que, confessa à "Mojo", "é o mais arrojado que já gravei. São hinos que celebram a nossa identidade e diversidade, canções que contam muitas histórias colectivas e individuais acerca do que podemos aprender se escutarmos profundamente o que a terra nos diz".

17 April 2024

16 April 2024

Entre a cogumelização - da "esquerda" à "direita" - dos/as pequenos/as infractores/as e o deprimente circo dos/as palhacitos/as irremediáveis, só por muito improvável acaso a seita neo-facha não engordará para além da obesidade