28 August 2023

AVISO POR CAUSA DA MORAL, DO BOM SENSO E DA LEGALIDADE



Quem alguma vez tenha lido A Cidade e as Serras, não terá dúvida nenhuma de que Eça preferiria ficar sepultado em Tormes a ser trasladado para o panteão. Também não duvidará de que Eça detestaria a ideia de ir para o Panteão. Bastava conhecer um bocadinho a obra e a maneira de estar no mundo do autor de Os Maias

Mas, a um senhor que hoje é ministro, ocorreu a ideia macabra de fazer essa trasladação, sem consultar os herdeiros, que são os únicos a poderem, legalmente, dar autorização para uma tal trasladação. E estes, tanto quanto se saiba, não a deram nem a darão. 

A Assembleia da República tem o poder de autorizar a operação, mas não tem o poder de a impor. 

O que se pretende fazer em Setembro é ilegal, afrontoso e próprio de quem nunca leu a sério uma só linha do grande escritor. E é próprio de quem está mais interessado em pôr-se em bicos de pés do que em servir a memória do nosso maior romancista. 

Convida-se o maior número de pessoas e instituições culturais a manifestarem-se contra este sinistro atentado. Bastaria, de resto, colocar-se uma simples lápide no Panteão, deixando os ossos do grande homem em paz, onde ele sempre gostou que ficassem! 

Estas iniciativas devem sempre partir de gente culturalmente equipada para as tomar e não de políticos ansiosos por fazerem currículo. 

Bons deuses, há limites para o dislate!  

(Eugénio Lisboa, que pede a todos os que leiam estas palavras e com elas concordem o favor de as divulgar).

3 comments:

Táxi Pluvioso said...

Os vivos estão sob o domínio do Estado. Desde 2001 que as técnicas de controlo / manipulação se desenvolveram com tal sofisticação, que a velha ideia atribuída a William Casey se realizou. Não há razão para deixar os mortos viver em paz. Boa semana

André said...

Corrija-me o João se eu estiver em erro, mas o Eça foi primeiramente sepultado nos Prazeres, em Lisboa, e só bastante mais tarde trasladado para o cemitério de Santa Cruz do Douro, mais conhecida pelo seu alter-ego literário "Tormes", em respeito pela explícita vontade do escritor. O que o governo pretende fazer é um sacrilégio duplamente gravoso.

João Lisboa said...

"o Eça foi primeiramente sepultado nos Prazeres, em Lisboa"

Não tenho a certeza mas creio que foi no Alto de S. João. O que, no caso, importa pouco.