31 August 2016

"Quando vos perguntarem onde está o dinheiro para novos programas sociais (ou simplesmente para manter os antigos) a resposta é simples: não é só a Apple, nem só a Irlanda, que estão metidas neste jogo imoral. Outras grandes companhias como a Google, a Amazon e a Facebook (para ficar só nas tecnológicas) pagam também uma fracção de um por cento de impostos. Países como o Luxemburgo especializaram-se (no tempo do actual presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker) em ajudar as multinacionais a fazer 'planeamento fiscal agressivo', uma prática que desvia dos cofres públicos cerca de 700 mil milhões de euros todos os anos. Se lhe somarmos a fuga ao fisco propriamente dita, dá mais do que todo o orçamento da UE — para sete anos. E, claro, pelos Países Baixos voam alto os lucros das empresas portuguesas: no início da década perdíamos cada ano dinheiro suficiente para financiar metade do Serviço Nacional de Saúde" (RT)

4 comments:

Anonymous said...

É por estas e por outras que é preciso ACABAR COM O ESTADO.

E, para isso, é necessário antes de mais reconhecer que não é alimentando a ESQUERDA (PCP/BE) que existe, que o caminho nessa direcção é tomado.

Dito doutra maneira : apoiando Bloco e PCP estamos a contribuir para o reforço do Estado, não para a sua aniquilação.

Bia

João Lisboa said...

?

Anonymous said...

ok,acaba-se com o estado irlandês,cria-se um supermega estado mundial chamado(por ex.) amazon(com salarios baixos,horarios desregulados,falta de pessoal,não pagamento á segurança social,mas sim seguros,mas como os salarios são baixos,nem seguro haverá).Pergunta:qual era mesmo o sonho do jose estaline? joão lopes

João Lisboa said...

Sci-fi política... O Paul Mason http://lishbuna.blogspot.pt/2016/05/blog-post_72.html pode não nos levar demasiado longe mas, pelo menos, tenta fazer algum sentido.