28 August 2016

"A reutilização [dos manuais escolares] pode limitar a utilização espontânea dos livros por parte das crianças" (Confederação Nacional das Associações de Pais)

Em português asseadinho, "utilização espontânea" significará usar o livro de Matemática para forrar o caixotinho do Tareco? Desenhar pirilaus sobre as maminhas da Vénus de Milo? Rasgar as 6 primeiras páginas do manual de Português para embrulhar o que sobrou do Big Mac do lanchinho?...

4 comments:

alexandra g. said...

Só o facto de ler, ah, a pompa!, a circunstância!, num país devassado pela pobreza, o nome Confederação Nacional das Associações de Pais, já é motivo para regurgitar as últimas décadas da história do rectângulo.

As minhas filhas usaram, desde o divórcio dos pais (onde me incluo, e ficaram à minha guarda) manuais emprestados, calculadoras caras emprestadas, no secundário.

Tenho ainda vivos, na memória, os olhares de esguelha que me foram lançados por mamãs (os papás daqui estão 'normalmente' ausentes, cerca de 90% deles, pelo menos) horrorizadas com a quantidade de doenças que os livros usados poderiam causar...

_________________

"Em português asseadinho, "utilização espontânea" significará usar o livro de Matemática para forrar o caixotinho do Tareco? Desenhar pirilaus sobre as maminhas da Vénus de Milo? Rasgar as 6 primeiras páginas do manual de Português para embrulhar o que sobrou do Big Mac do lanchinho?..."

Aposto nos pirilaus sobre as maminhas da Vénus de Milo :)

João Lisboa said...

:-)))

Ana Cristina Leonardo said...

Ninguém me tira da cabeça que este tipo de argumentos faz prova da existência de uma estupidez própria aos portugueses e a mais ninguém...

João Lisboa said...

É possível. Mas não ignoras que a estupidez não é um bem escasso e encontra-se universal e democraticamente muito bem distribuida, pois não?