Food For Thought (XXIX)
"Está cansado de ouvir falar da crise grega e procura algo completamente diferente? Porque não rumar à Finlândia, uma nação que 'não poderia ser mais diferente dos países corruptos e irresponsáveis do sul da Europa' e se apresenta como 'um modelo de sociedade europeia, com um governo honesto, finanças públicas sólidas, um rating de crédito sólido, e capacidade de se financiar nos mercados a taxas incrivelmente reduzidas'?
Este é exactamente o caminho de fuga 'à depressão grega' seguido pelo economista norte-americano Paul Krugman, num artigo publicado na edição desta sexta-feira do jornal The New York Times, com o título 'Os (muitos) desastres económicos da Europa'.
No entanto, o início irónico, a prometer algo de novo, rapidamente leva o autor novamente a falar de crise. Porquê? Porque oito anos de crise económica cortaram o PIB per capita da Finlândia em 10% e não parece haver sinais de que as coisas fiquem por aqui. Aliás, se não fosse 'o pesadelo' da crise vivida no sul da Europa, os problemas da economia finlandesa poderiam ser considerados 'um desastre épico', diz o economista premiado com um Nobel em 2008 (...)" (aqui)
No comments:
Post a Comment