27 July 2015


7 comments:

alexandra g. said...

Ponto número um: li tudo :)

Ponto número dois: excelente.

Ponto número três:
"Some of Hardouvelis’s colleagues had recently told him that University of Sydney academics had expressed relief about Varoufakis leaving Australia, calling him “the most narcissistic man they’d ever met in their lives.” Hardouvelis noted that, in the government office that was once his own, Varoufakis was “too proud” to use the ministerial desk or the office phones. (Varoufakis worked, with a MacBook and a cell phone, at one end of a long conference table.)"

Li algures que os alunos, nos EUA, tinham por ele a maior estima e respeito. Neste pedaço de texto, como aquele que o coloca na pele, não de um orgulhoso, mas obviamente de um arrogante (creio que o "proud" em questão vai nesse sentido), só posso dizer que um ministro sentado com o seu portátil e telemóvel numa mesa de conferências é um homem fora do gabinete, provavelmente mais próximo da rua do que dos meandros do poder, qualquer poder que seja. Regresso ao que já referi, algures: não duvido que esteja, em certa medida (com muito de simbólico) a pagar pelo magnetismo pessoal. É que a beleza, tradicionalmente, é atributo masculino de ginásio. Ou de mulher.

João Lisboa said...

"não duvido que esteja, em certa medida (com muito de simbólico) a pagar pelo magnetismo pessoal. É que a beleza, tradicionalmente, é atributo masculino de ginásio. Ou de mulher"

Tenho poucas dúvidas que, independentemente do lado político e técnico/financeiro das manigâncias "europeias" (mas, disso, eu não entendo um pénis), deve ter sido muito duro para os xoninhas da UE ter de conviver com "o gajo" que, no liceu, lhes roubava as miúdas mais giras.

Quanto à arrogância, sempre preferi "arrogantes" a "humildes". Claro que, como estratégia política de negociação com xoninhas empertigados, é capaz de não ser a melhor, especialmente se situada do lado mais fraco...

Anonymous said...

É claro que a arrogância, o ar empertigado, esconde ferida. Ferida na auto-estima.
E também é claro que o tipo não regula bem da cuca. Piratear o sistema bancário grego?

"Li algures que os alunos, nos EUA, tinham por ele a maior estima e respeito.
". Não duvido, enquanto professor. Como político, uma lástima.

João Lisboa said...

"É claro que a arrogância, o ar empertigado, esconde ferida. Ferida na auto-estima"

Psicanálise de bolso (ou da outra), não, por favor.

"E também é claro que o tipo não regula bem da cuca. Piratear o sistema bancário grego?"

É capaz de ser coisa mais de pirata do que de político "sério". Mas já vimos onde nos conduzem os políticos "sérios". Yo-ho-ho, and a bottle of rum!

Anonymous said...

Mais esta achega.
http://www.businessinsider.com/afp-greek-business-exodus-to-safe-haven-bulgaria-2015-7

João Lisboa said...

"the poorest member of the European Union - 'We have stability here: reliable taxation, sound legislation and a positive environment'"

O futuro é radioso.

Anonymous said...

O futuro FOI sempre radioso.
Sempre em crise.