18 July 2015

"A questão nunca foi conduzir bem ou mal as negociações, mas o facto de, por imposição da Alemanha, se ter sempre decidido que não havia acordo com os esquerdistas do Syriza. Os alemães e os seus acólitos tinham um programa de humilhação, com um acordo que foi afinal escrito pelo Syriza a branco, para eles o reescreverem a preto. O acordo com a Grécia, na realidade um diktat, só tem uma lógica: obrigar os gregos a engolir tudo o disseram que não desejavam. Não tem lógica económica, nem financeira, tem apenas uma lógica política de humilhação. Querias isto? Pois levas com um não-isto. Foi assim que foi feito o chamado acordo" (JPP)

3 comments:

Anonymous said...

A parte do filme que interessa perguntar : como é que poderia alguma vez ser possível acordo algum entre os bloquistas da Grécia e os capitalistas da UE? O processo nunca foi da ordem da negociação mas da imposição, do esmagamento : se os esquerdistas ansiavam pela divisão e pelo alastramento do fogo anti-capitalista pela Europa fora, os credores desejavam o caminho da capitulação e dos pagamentos.

( Já agora,para servir de exemplo, quando se diz ' vi-me grego para aqui chegar 'significa algo ancestral e que remete bastante para o funcionamento do povo grego. Os gregos estão gregos...essa é que é essa)

João Lisboa said...

"A parte do filme que interessa perguntar (...) se os esquerdistas ansiavam pela divisão e pelo alastramento do fogo anti-capitalista pela Europa fora"

É mesmo um filme... antigo.

"algo ancestral e que remete bastante para o funcionamento do povo grego"

Desconfio sempre muito das "identidades ancestrais".

alexandra g. said...

Nunca o saberei, mas ter colocado um Varoufakis naquele ministério, e tendo ele apresentado a sua saída após o referendo, tudo me cheira a estratégia política da melhor. Neste momento, é francamente mais livre - ainda- para reforçar o que os gregos têm a dizer à Sagrada Desunião Europeia (expressão que não me canso de escrever) e à (tão óbvia) humilhação de milhares de pessoas (diz que são 2 suicídios por dia, mas juraria que são mais).

Lastimável, 'isto' de ainda se considerar as aparências sem conteúdos.