23 March 2014

"(...) The Mozart Effect has been debunked; listening to Mozart does not, in fact, make kids smarter. But the idea that classical music is good, and good for you, remains. Indeed, the fable we’ve built up for ourselves about classical music’s goodness may hinder the dissemination of certain kinds of contemporary classical music. If classical music, with its rules of tonality and harmony and its set, classical forms of concerto, symphony and quartet, is perceived, even unconsciously, as a moral entity, people may react negatively when music posing under the classical mantle doesn’t express the kind of 'good' they expect from it. And from here, it is but a short step to the idea that classical music is morally superior — that it makes you not only better, but better than others (...)". (aqui; ler George Steiner aqui e aqui)

1 comment:

Anonymous said...

Os portugueses não têm instrução financeira. Parece ser problema histórico. Não sabem lidar com o dinheiro. Lido há muito com holandeses ou espanhóis e noto as diferenças.

No entanto no passado foi diferente e isso nota-se em faixas etárias mais elevadas de certos estratos sociais que nem são os mais baixos.

Nós temos muita carência de poupanças internas no entanto a economia está demasiado dependente do consumo interno.

Tudo começou em força com o PREC e isso é notório pelo menos na minha região natal. As principais povoações tinham lagar, moagem, panificadora, armazém de frutas. Havia na zona indústria de cerâmica e conserveira, e de transformação de frutos secos.

Os andaluzes modernizaram e de que maneira a agricultura logo nos anos 70 e Espanha nos anos 80 já estava, em termos relativos, muito mais forte que Portugal no sector turístico.

Passa-se a fronteira no Sul do país e Aracena produz o melhor presunto do mundo, e a melhor carne de porco preto. Aquela serra está cheia de matadouros e armazéns, não há comparação possível com o que se faz no Alentejo. Lepe é o maior produtor europeu de morango e a região é um mar de herdades de produção intensiva de frutas. A zona de Isla Cristina tem fábricas de conserva mas em VRSA fecharam todas em parte por causa dos sindicatos e dos comunistas. As operárias queriam folga remunerada nos dias da menstruação mas agora trabalham em Isla Cristina, entram ao serviço às 2 e 3 da madrugada e não bufam.

O azeite mais caro do Algarve é produzido por um sueco e os lagares foram demolidos para dar lugar a prédios, onde agora estão lojas fechadas por arrendar e apartamentos sem inquilinos. Igual destino tiveram adegas e moagens.

No Alentejo há cada vez menos gado e região tem condições para tornar Portugal quase auto-suficiente em carne. Mas o sonho de muitos proprietários é transformar as herdades em urbanizações, campos de golfe e reservas de caça.

Os mais velhos olham para tudo isto com tristeza, comentam e criticam mas as diferenças culturais para com as gerações mais novas são enormes. O que provocou esta mudança de mentalidades? Não foi certamente o PREC, começou antes, no final do Estado Novo.