19 March 2014

 A MATRIZ (I)


"Segundo [Salazar], vínhamos 'da época dourada em que, por uma interessante ilusão de contabilidade se gastara não os rendimentos mas os capitais acumulados pela nação, capitais que foram consumidos e que tinham de ser reconstituídos'. (...) Era 'velha a pecha em Portugal de levarem os portugueses vida com que não podem, assim como não administrarem devidamente aquilo que dispõem'" (António Ferro - A Vertigem da Palavra, Margarida Acciaiuoli)

4 comments:

Anonymous said...

O período do Estado Novo, e do Estado Social foi um período excepcional de Portugal que deveria ser estudado com atenção.

Se o fosse teríamos evitado as bancarrotas e estes borra-botas que andam por aí a mandar, tipo Sócrates nunca teriam saído da terrinha e das câmaras municipais e dos cambalachos habituais.

A democracia portuguesa transformou-se num verdadeiro "triunfo dos porcos" e isto é tão certo como dois e dois serem quatro.

Passos Coelho acaba por ser a versão Salazar em regime democrático.

E isso, á falta de melhor, é um bem inesteimável.

João Porto

Anonymous said...

Que o regime do Estado Novo não tenha aproveitado devidamente as potencialidades económicas que poderia ter extraído de cada uma delas é uma realidade. Mas depois e isto é um facto histórico, o Dr. Salazar com o seu espírito conservador e católico, nada ganancioso, nada invejoso, nada perdulário, jamais tentou apoderar-se de um único tostão que lhe não pertencesse e sim à Nação (como o fizeram desalmadamente estes ladrões políticos que para aí andam e que são o exemplo acabado da ganância, da inveja e da maldade em estado puro) nada propenso a explorador o próximo, no caso os Territórios Ultramarinos que eram portugueses de facto e de jure, nunca poderia ter tido outra postura política relativamente àqueles, senão aquela que justamente perseguiu.

Fez mal? Talvez. Mas se o tivesse realmente efectivado, as vergonhosas calúnias, as brutas mentiras e as difamações monstruosas com que ao longo de décadas a esquerda jamais o poupou, tanto enquanto foi vivo e mais ainda depois de desaparecido, alcançariam a estratosfera.

Anonymous said...

o tuga gosta é de viver acima das possibilidades e de enganar o parceiro.

Salazar era um politico sapiente.

Anonymous said...

o rectângulo foi um ensaio idêntico ao da 'primavera Árabe'

o embaixador carlucci achou que o kerenski era a melhor escolha ...para as bancarrotas

conheci pessoalmente o comuna do pc do B que escreveu para a Veja
por intermédio dum Amigo comum

ainda me lembro (1960) das manifs expontâneas em frente da embaixada dos gringos na Duque de Loulé
organizadas com 15 dias de antecedência

o abatido JFK estava interessado nas matérias-primas das ex-colónias
e terá financiado Holden Roberto

o 25.iv mostrou que os ditadores são as forças armadas

'o pugrama segue dentro de mumentos'

até lá podemos esperar deitados