11 May 2013

O ADJUNTIVO MARQUES MENDES 


"Pelas minhas contas e da Wikipedia, aos 20 anos e no segundo ou terceiro ano da Faculdade de Direito de Coimbra, Luís Marques Mendes era vice-presiden­te da Câmara Municipal de Fafe. De 1977 a 1985. Tentei lembrar-me do colega de curso Marques Mendes e não consegui. Ele não se lembrará de mim. Lembro-me de que me fartei de estudar e de ir às aulas e que de Coimbra a Fafe vai uma distância. Os comboios eram lentos, ninguém tinha carro. Marques Mendes não tinha as pernas moles, galgava a distância entre os bancos da Faculdade e a Câmara como... um galgo. A não ser que tivesse tirado o curso mais tarde, como outros, começada a carreira políti­ca com a inscrição no PSD e a rápida ascensão ao etéreo assento. Lembro-me de que aos 20 anos a cabeça não está madura para câmaras, e prefere-lhes a noitada e o Penedo da Saudade. Ponha­mos a coisa assim, aos 20 anos Marques Mendes era imaturo e não lhe ficaria mal.  


Reza a biografia que ascendeu a deputado da Assembleia da República com a rapidez de quem tomou refúgio na igreja certa, e imbuído dessa santida­de percorreu várias legislaturas, da V à X, ou seja, cinco. De 1996 a 1999, foi presi­dente do grupo parlamentar do PSD. Foi secretário-geral e adjunto do governador-civil do distrito de Braga. De 1985 a 1987, com menos de 30 anos, foi secretário de Estado adjunto do ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares do X Governo. E logo a seguir, em 1987, subiu a secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do XI Governo, sendo promovi­do a ministro-adjunto do primeiro-ministro do XII Governo, de 1992 a 1995 (uff!). O denominador comum destes governos recheados de adjuntos chama-se Aníbal Cavaco Silva, de que Marques Mendes foi também porta-voz. Eis, pela mera enunciação das adjunções e adjuntivos, o esplendor de uma carrei­ra política dentro desse ninho de huma­nidades chamado cavaquismo. 



Lembro-me do cavaquista Marques Mendes, conhecido pela diligência que fazia dele uma espécie de Relvas sem telemóvel de última geração, e de a RTP se queixar, pela boca de Moniz, das interferências de Mendes na programação, sob a forma de pressões e censuras. Telefónicas. Disto, lembro-me. Era um metediço e intriguista eficaz, constava. Não sei se era verdade ou mentira, sei que no tempo dourado do cavaquismo e dos fundos europeus, a salvação de uma carreira política media-se pela capacida­de de almoçar e parlapatar com oportu­nidade e amabilidade, beneficiando o próprio e o governo. Muito do cavaquis­mo, com os seus adjuntos de adjuntos, com os seus adesivos e pensos rápidos, com os seus bandidos e alcoviteiras (cuja identidade só mais tarde seria conheci­da), trabalhava sem suavidade e com 'profunda convicção patriótica' na destruição do país, impondo-lhe um modelo de desenvolvimento e políticos subdesenvolvidos.



O regime combatia, sem suavidade, os jornais. E todas as 'forças de bloqueio'. Um dos grandes inimigos do cavaquis­mo e da sua representação da sociedade como um chouriço lusitano foi o jornal "O Independente", e foi sobretudo o seu director e fundador (com Miguel Esteves Cardoso) Paulo Portas. "O Independente" dava luta sem quartel a estas categorias de beatos sociais-democratas, armando-Ihes ciladas e satirizando os gostos pequeno-burgueses. Por razões de ódio de classe, mas também porque os gostos e vícios eram, de facto, ridículos. Promo­vidos pela prosperidade, absorveram como esponjas a mania das 'vivendas', herdada dos emigrantes enriquecidos. Lembro-me de uma manchete sobre as 'vivendas' geminadas ou gémeas de Marques Mendes e Fernando Nogueira (outro adjunto e adjunto de adjuntos, promovido por engano a chefe, fracassa­do e logo despachado para a administra­ção do banco mais próximo), a faiscar ao sol.  



A mãe de todas as vivendas era, evidentemente, a Mariani, título que descrevia o regime e os feitores. Uma boa fatia do comentário político era comida pelos intriguistas e dilatada pelos reflexos da intriga, onde o anticavaquismo discreto e educado de Marcelo Rebe­lo de Sousa reinava supremo. E o cava­quismo, com os almoços, jantaradas, cavaqueiras, encomendas, tertúlias, estendendo a 'longa manus' na banca e nos conselhos de administração, providenciando a ocupação do sistema pela matilha, foi o período em que Portugal se perdeu. Um dia, alguém fará a história deste templo, com os seus fariseus e saduceus luzindo nos óleos da unção. Um dia, alguém fará a crítica da pura irracionalidade, e não precisa ser um Kant. Marques Mendes, 'advogado e político', sempre empreendedor, prossegue o luzimento. É hoje paladino de ideias gerais, como muitos dos responsáveis pelo sarilho. E não hesita em sacrificar o conselheiro de Estado (uff!) a uma novi­dade estridente. Sem mais nem menos, o porta-voz passou de voz do dono a dono da voz. Bem feito". (Clara Ferreira Alves, "Revista"/"Expresso")

18 comments:

alexandra g. said...

eheheh, e o mesmo se aplica ao Albano, grande fotógrafo, evidentemente.

Anonymous said...

Queremos ser amadas e ricas. Como não somos uma coisa, nem temos outra,contenta-mo-nos como criadas de servir do Balsemão e do Soares.

João Lisboa said...

"Queremos ser amadas e ricas..."

É favor dirigirem-se a outro guichet.

Táxi Pluvioso said...

Mendes é uma mais valia nacional, aquela forma de falar com a língua presa e mãozinhas pequenas fascina e aumenta audiência. Lembro-me dele ao lado de Durão na assembleia a ligar-lhe e desligar-lhe o microfone, um homem prestável.

João Lisboa said...

"um homem prestável"

E tão pequenino, cabe em qualquer buraquito. É um fofo.

nick named justiça de fafe said...

Faltou a ligação ao futebol para tornar a coisa um pouco menos mainstream, mais completa e saudavelmente ludopédica.

Juntamente com Laurentino Dias eram e são dois esteios (hesitei em escrever reputados) da democracia claramente representativa.

Anonymous said...

i have actually been having problem to publish tags,
given that i had my computer system cleanded out & handled I have actually been having trouble attempting
to make tags.

Also visit my webpage ... xerox phaser 8560 yellow ink

Anonymous said...

we wish samsung laser printer driver.

Have a look at my blog :: xerox phaser 8560 maintenance kit

Anonymous said...

complimentary model hp laser plane 1020.

Here is my webpage - Http://Www.Childrensmn.Org/Blog/Kidshealth/2012/09/Food-Allergy-Peanuts-Patient-Story/

Anonymous said...

There are most individuals precise errors in this article and
as a result it is misleading.

Here is my blog post ... ezpt.kr

Anonymous said...

Good post. I definitely love this website. Keep it
up!

http://anepowa.com/newsite/?topic=very-simple-how-to-buy-free-twitter-followers-applications-2-a-fantastic-opening
http://amisenligne.com/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=48597
http://amanjohn.com/forums/topic/how-can-i-get-more-twitter-followers/
http://api.mybuzzboard.com/forums/topic/picking-the-proper-feminine-twitter-qualities/
http://amherstblock.com/index.php?do=/profile-28181/info/

Stop by my page :: deliverance

Anonymous said...

I believe everything said made a ton of sense. However, think about this, suppose you typed a catchier title?
I ain't saying your content isn't solid., however suppose you added a
post title that makes people desire more? I mean Untitled is
kinda boring. You should peek at Yahoo's home page and watch how they create news headlines to grab people interested. You might try adding a video or a pic or two to grab people excited about everything've got to say.
Just my opinion, it might make your blog a little bit more interesting.


http://64.131.73.97/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=139862
http://abraxane.com.cn/forum/1398
http://adsactlysocial.net/groups/please-dont-buy-twitter-potential-customers-apparatus-look-at/
http://aenarpg.free.fr/Forum/profile.php?mode=viewprofile&u=20382
http://advantage.hyperphp.com/classic/profile.php?mode=viewprofile&u=24999

Also visit my web blog :: lazulitic

Anonymous said...

Sir, pls send that video to my e-mail I.
D. It will be aid ful 2 make pcb simple. Thankyou.


Feel free to visit my website wefarmamerica.com

Anonymous said...

We have a Dell 5110CN printer that was being used at our switzerland workplace (various
current.) We have actually because shipped the printer to
our Canadian office but it will not electric up. I was told that we need to switch the current setting on the power supply yet
i could not situate it. Do you understand where this change is on the printer?


Here is my web-site: xerox phaser 8560 review

Anonymous said...

sir, please send the video to my e-mail, its fantastic.


Here is my page ... xerox phaser 8560 driver

Anonymous said...

Exists a method to alphabatize the tags once you get them entered?



My web blog xerox phaser 8560mfp (worldofantispy.blogspot.co.uk)

Anonymous said...

It's remarkable to go to see this site and reading the views of all colleagues regarding this piece of writing, while I am also keen of getting know-how.

my homepage: xerox 8560 windows 7 driver

Anonymous said...

SIR, PLS SEND ME THIS VIDEO CLIP VIA EMAIL IF POSSIBLE. CURRENTLY I
AM UNABLE TO SEE ON WEBSITE.

Feel free to surf to my web blog; xerox phaser 8560 maintenance kit (xn--h50bs11bs6ay4dpxkp9b.com)