11 March 2013

EM PRIMEIRO GRAU
 

















Reptar - Body Faucet

Primeiro, as boas notícias: está anunciado para este ano (algures pela Primavera) o sucessor de Contra (2010), dos Vampire Weekend. Depois, o trabalho sujo que ninguém deseja mas alguém deverá fazer: é oficial que não estamos já condenados a enfrentar apenas as hordas de gente que, com o cérebro engatado em marcha atrás na direcção dos sessentas, setentas e oitentas do século passado, avança pelo território pop adentro. Conheçam, pois, os Reptar, banda de Athens, na Georgia, que, ao contrário do que se poderia prever (e seria igualmente reprovável), não se dedica a mimetizar os conterrâneos R.E.M. mas prefere optar por uma espécie de "digest" dos últimos cinco anos da cena "indie" norte-americana, em particular, a que, por maior facilidade de arrumação, ficou conhecida como “de Brooklyn”. 



E porque, nestas práticas de adesão a um clube, é quase inevitável escolher a camisola do atleta mais famoso, os moços com nome de dinossauro de uma série televisiva de animação, não hesitaram e decidiram adquirir e envergar a dos Vampire Weekend. É verdade que estes – como toda a gente, aliás – não são musicalmente amnésicos e alimentaram-se avidamente do caldeirão "world" que Paul Simon e Peter Gabriel haviam, previamente, aquecido. Mas não só a vampirização implica a transformação em nova matéria pop, como o fazem com as devidas distância e ironia (“This feels so unnatural, Peter Gabriel too”, da autoexplicativa "Cape Cod Kwassa Kwassa"). Com os Reptar, porém, tudo acontece em primeiro grau: açorda de poliritmia "afrobeat" e guitarras "highlife" via-Vampire, pano de fundo psicadélico à la Animal Collective de braço dado com Yeasayer, e uma imensa aspiração fracassada ao QI de David Longstreth (Dirty Projectors). Claro que a voz de Mickey Mouse esterilizado de Graham Ulicny também não ajuda muito. 

4 comments:

alexandra g. said...

Que óptimo comunicador de ideias, camerado, c'um caneco. Quando baixar à capital convido-te e aos teus para... ops, quase dizia café (burra!) uma água mineral com limão. Eu beberei um óbvio whisky ou um óbvio sumo de qualquer coisa da família das frutas da estação.

João Lisboa said...

Que mal tem o café???...

alexandra g. said...

"Lembre-me de nunca tomar café consigo" (& quoting)

Se contigo é possível, ok.
Logo se vê :)

alexandra g. said...

Deixas-me feliz por não ter que vir para a rua gritar*