26 December 2011

O PENSAMENTO FILOSÓFICO PORTUGUÊS (LXXXII)

João César das Neves



Filosofia de estrebaria (ou "a apologia do burrinho manso" ou, "depois do André, também o burro viu o anjo" - Números 22:21-22)

"Nos palácios do Céu estão os grandes apóstolos, os mártires heróicos, pastores atentos, doutores sublimes, virgens puras, santos incomparáveis. Mas lá também há lugar para aqueles de nós que nos limitamos a levar com fidelidade e diligência a carga que nos foi imposta".

"É normal que no fim não tenhamos lugar nas mansões do Céu. Mas lá até as cocheiras são maravilhosas. Porque no Céu os currais são Presépio".

"Quer isto dizer que qualquer asno entra no Céu? (...)  Não. Não basta ser um bom jerico para chegar ao Céu: é preciso mais uma coisa. Claro que é condição indispensável ser um jumento de qualidade. E isso, admitamos, não é nada fácil. Muitos conseguem carregar certas coisas algum tempo, mas o bom burro é aquele que leva o que for preciso e leva-o todos os dias. Carrega aquilo que tiver de ser, sem discutir, sem escolher, sem resmungar, sem pedir descanso, contentando-se com a ração".

"O Presépio podia existir sem vaca. (...) Sem o burro, Maria não chegaria ao Presépio. (...) Até à glória da cavalariça celestial". (aqui)

(2011)

No comments: