30 March 2011

PLUS ÇA CHANGE...



Na acção governamental as dissensões são perpétuas. Assim o partido histórico propõe um imposto. Porque, não há remédio, é necessário pagar a religião, o exército, a centralização, a lista civil, a diplomacia... - Propõe um imposto.

«Caminhamos para uma ruína! - exclama o Presidente do Conselho. - O défice cresce! O País está pobre! A única maneira de nos salvarmos é o imposto que temos a honra, etc...»

Mas então o partido regenerador, que está na oposição, brame de desespero, reúne o seu centro. As faces luzem de suor, os cabelos pintados destingem-se de agonia, e cada um alarga o colarinho na atitude de um homem que vê desmoronar-se a Pátria!

— Como assim! - exclamam todos - mais impostos!?

E então contra o imposto escrevem-se artigos, elaboram-se discursos, tramam-se votações! Por toda a Lisboa rodam carruagens de aluguel, levando, a 300 réis por corrida, inimigos do imposto! Prepara-se o cheque ao ministério histórico... Zás! cai o ministério histórico! E ao outro dia, o partido regenerador, no poder, triunfante, ocupa as cadeiras de S. Bento. Esta mudança alterou tudo: os fundos desceram mais, as transacções diminuíram mais, a opinião descreu mais, a moralidade pública abateu mais - mas finalmente caiu aquele ministério desorganizador que concebera o imposto, e está tudo confiado, esperando. Abre a sessão parlamentar. O novo ministério regenerador vai falar.

Os senhores taquígrafos aparam as suas penas velozes. O telégrafo está vibrante de impaciência, para comunicar aos governadores civis e aos coronéis a regeneração da Pátria. Os senhores correios de secretaria têm os seus corcéis selados! Porque, enfim, o ministério regenerador vai dizer o seu programa, e todo o mundo se assoa com alegria e esperança!

— Tem a palavra o Sr. Presidente do Conselho.

— O novo presidente: «Um ministério nefasto (apoiado, apoiado! - exclama a maioria histórica da véspera) caiu perante a reprovação do País inteiro. Porque, Senhor Presidente, o País está desorganizado, é necessário restaurar o crédito. E a única maneira de nos salvarmos...»

Murmúrios. Vozes: Ouçam! ouçam!

«...É por isso que eu peço que entre já em discussão... (atenção ávida que faz palpitar debaixo dos fraques o coração da maioria...) que entre em discussão - o imposto que temos a honra, etc. (apoiado! apoiado!)»

E nessa noite reúne-se o centro histórico, ontem no ministério, hoje na oposição. Todos estão lúgubres.

— «Meus senhores - diz o presidente, com voz cava. - O País está perdido! O ministério regenerador ainda ontem subiu ao poder, e doze horas depois já entra pelo caminho da anarquia e da opressão propondo um imposto! Empreguemos todas as nossas forças em poupar o País a esta última desgraça! - Guerra ao imposto!...»

Não, não! com divergências tão profundas é impossível a conciliação dos partidos! (Eça de Queiroz, Uma Campanha Alegre)

(2011)

6 comments:

Anonymous said...

http://economico.sapo.pt/noticias/banco-de-portugal-empresta-mil-milhoes-ao-fmi_75762.html

ehehe

Anonymous said...

É de 2009 mas tem graça na mesma.

João Lisboa said...

Temos de ser uns para os outros.

Anonymous said...

I noticed your blog while I was browsing on http://lishbuna.
blogspot.com/. Have you got any kind of information on the way to get listed in http://lishbuna.

blogspot.com/? I've been focusing on it recently but they still won't accept me.
Thanks

Look into my page: cash for diamonds

Anonymous said...

Solid article. I study something like this here at Alabama State University.

It's really valuable to learn new stuff from fellow writers and get ideas from new sources. I’d love to utilize some of this material on my own page (if you don’t mind). And of course, I'll put up a backlink to
your site at blogger.com on my own blog. Kudos for sharing.


My site bijou

Anonymous said...

I leave a leave a response each time I especially enjoy a post on
a website or I have something to add to the conversation.
Usually it is triggered by the fire communicated in the article I read.
And after this article Untitled. I was excited enough to leave a thought ;-) I actually do have a few questions for
you if it's allright. Could it be just me or do some of these remarks appear like written by brain dead folks? :-P And, if you are posting at other social sites, I'd like to follow anything new you have to
post. Would you list the complete urls of all your communal pages like
your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?


Also visit my blog post - www.blueego.Com