09 January 2011

CRÓNICA DOS ANOS DA PESTE (II)















"Alguns gastos correntes dos últimos sete anos - desde que há registos - atingem valores idênticos aos das obras que mais afectaram os cofres do Estado: o dinheiro gasto em comunicações foi superior ao custo da segunda ponte que liga Lisboa à Margem Sul. Em estudos e pareceres, o Governo gastou cinco vezes mais do que a parcela que investiu na construção dos dez estádios de futebol do Euro 2004".

"Em ano de contenção económica, há despesas que disparam em vários ministérios. Limpeza, combustíveis, seminários e publicidade são apenas algumas das rubricas em que o Executivo não prevê poupar, apesar das sucessivas medidas de austeridade já em vigor".

"A carga fiscal atingiu os limites do suportável"

"Comandante da GNR subiu 1137 euros o seu salário: O comandante-geral da GNR, Luís Nelson Santos, e o seu 2.º comandante, Augusto Cabrita, aumentaram os seus ordenados em 1137 euros e 220 euros, respectivamente, no passado mês de Novembro. O despacho oficial, subscrito pelo próprio comandante-geral, permitiu ainda que lhes fossem pagos retroactivos a Janeiro de 2010, não só em relação ao vencimento-base como também nos suplementos. Desta forma, com um salário-base de 4857 euros, Nelson Santos, que deixa o cargo na próxima terça-feira, recebeu uma prenda de Natal inesquecível: um vencimento líquido de 15.593 euros, que inclui também o aumento do seu salário, indexado ao ordenado-base, enquanto presidente não executivo dos Serviços Sociais".

(2011)

No comments: