16 July 2010

COMO PODE HAVER AINDA POR AÍ QUEM DIGA QUE AS "NOVAS OPORTUNIDADES" NÃO SÃO GARANTIA DE EMPREGO?!!!...

Honra e glória a Tó Zé Morais!

O melhor exemplo conhecemo-lo bem: a licenciatura-"Novas Oportunidades" de José Sócrates. Chegou, com universalmente reconhecido brilhantismo, onde muitos doutorados pela Ivy League nunca sonharam. O mais recente, porém, deveria convencer, de vez, os detractores dessa tão benemérita iniciativa para com os academicamente destituídos: António José Morais - curiosamente, o professor de quatro das cinco cadeiras da licenciatura-"NO", em Engenharia ("so to speak"), do mais ilustre cidadão de Vilar de Maçada -, recém-nomeado definitivamente como professor associado dos quadros do Estado da Faculdade de Arquitectura de Lisboa.

Há três anos, o seu percurso académico (analisado por um júri ainda não tocado pelo efeito milagreiro-"NO") havia sido bárbara e cruelmente chumbado: "Competência pedagógica fortemente duvidosa", "De uma banalidade confrangedora", "Sem qualquer valor científico", "Apresenta uma actividade de docente e investigador muito pobre, não se percebendo mesmo como pode atingir o lugar de professor associado", "Em 22 anos como professor universitário, foi o pior relatório que tive oportunidade de apreciar sobre nomeações definitivas", "Em termos científicos, o Dr. António Morais não existe no meio técnico nacional. É incompreensível e preocupante que tenha atingido o lugar de professor associado, apresentando uma actividade científica que envergonharia qualquer bolseiro júnior de investigação", "Desenvolveu um conjunto de actividades cujo volume, intensidade e diversidade são incompatíveis, por insuficiência, com a condição de docente universitário", foram algumas das violentas injúrias - como pode ter sido possível afirmar tal acerca do "licenciador" do Primeiro-Ministro?!!!... - com que o seu prestígio académico foi estropiado.

Agora, contudo, numa "novíssima oportunidade", a justiça foi reposta. Desde a semana passada, Morais poderá, com todas as honras que merece, continuar a transmitir a sua inesgotável sabedoria a gerações sucessivas de novos arquitectos. (segundo notícia do "Sol" de hoje)

(2010)

2 comments:

Anonymous said...

João,

Queria pedir-lhe um texto como convidado do DO. Vai por esta via na impossibilidade de contacto. O meu mail está indicado no blogue.
Abraço

P.C.

João Lisboa said...

Oops!... só vi agora. Já lhe respondo.

Obrigado.