skip to main |
skip to sidebar
O PENSAMENTO FILOSÓFICO PORTUGUÊS (XLVII)
Pedro Arroja
Outras reflexões em torno de uma teoria sexual do catolicismo:
"Eu deixo ao leitor, se é suficientemente maduro para já ter vivido alguns anos com uma mulher, a faculdade de fazer um teste por si próprio. Decida dedicar um dia da sua vida à especulação metafísica, filosófica ou teológica, e anuncie a sua intenção à sua mulher. Depois, feche-se num quarto sozinho, eventualmente rodeado de livros, para cumprir a sua promessa. Vai ver quantas vezes ela o vai interromper durante o dia a propósito dos mais variados assuntos. (...) Um homem ligado a uma mulher está sempre a ser puxado para o lado prático da vida, e a voltar costas ao seu lado metafísco. Um homem ligado a uma mulher está sempre voltado para ela, e a atender as solicitações dela, e fica de costas voltadas para Deus. Um homem que se queira dedicar inteiramente a Deus, não pode, por isso, ter mulher. Tem de ser celibatário. Mais do que isso, não pode sequer experimentar ter mulher porque, se experimenta, não vai querer outra coisa e fica agarrado para sempre. Tem de ser casto. É esse o sentido do pecado original. Adão caiu nos braços de uma mulher. Voltou as costas a Deus".
"O que quer uma mulher que decide andar constantemente atrás de um homem, sem o largar, sem lhe dar descanso, a meter-se com ele, a picá-lo, a distraí-lo, a desconcentrá-lo, a enciumá-lo, a depreciá-lo, a criticá-lo, a invectivá-lo até? O que quer esta mulher deste homem? Quer atenção, quer romance e aventura, quer festa, quer direcção e excitação, quer que ele a leve ao céu. Quer fecundação".
(2010)
3 comments:
Isto é do melhor que já li/ouvi. Então o parágrafo final, com aquele "Quer fecundação", é inacreditável.Lá está, ainda existe possibilidade de nos surpreendermos. De facto, um Professor.
O mundo é um lugar maravilhoso.
:)
"Quer fecundação", muito bom!
Post a Comment