09 November 2009

EM DEFESA DO PESSIMISMO ANTROPOLÓGICO


Muro de Berlim - Ana Leonor Rodrigues
(clicar para ampliar)


João Lisboa - Os temas políticos, que raramente o têm interessado, aparecem, no seu último álbum [The Future, 1992], em duas canções, "The Future" e "Democracy", sem se compreender exactamente se encara ambos com pessimismo ou esperança...
Leonard Cohen - Procurei apenas ser preciso. O acontecimento que deu origem a essas duas canções foi a queda do muro de Berlim, celebrada por toda a gente como uma ocorrência magnífica, mas que eu vi como um evento sinistro. Talvez devido à minha relutância em aderir à festa, senti uma espécie de "frisson" que me dizia que algo terrível iria acontecer. Por isso, instintiva e nada programaticamente, escrevi "Give me back the Berlin Wall, give me Stalin and St. Paul", pressentindo que aquela ordem se iria desmoronar. E acrescentei, muito claramente, "I've seen the future, it is murder". Infelizmente, foi o que aconteceu. E creio que cada vez se tornará mais claro que os instintos homicidas da humanidade têm de ser controlados por governos centrais muito fortes. De outro modo, serão a morte e o caos generalizados. Os seres humanos são assim mesmo.

JL - Desconfia bastante da espécie humana?
LC - É preciso ter muito cuidado com ela!...
(Provas de Contacto, Assírio & Alvim, 1998)

(2009)

6 comments:

Táxi Pluvioso said...

Pior é a rede tentacular que provoca pessimismo tentacular.

Anonymous said...

"Give me back the Berlin Wall, give me Stalin and St. Paul"

St. Paul ?!

João Lisboa said...

"St. Paul ?!"

Sim, o verdadeiro inventor da Vaticano S.A., um digníssimo rival (por exemplo) do Estaline. Mas que lhe ganha por KO nos 5 primeiros segundos de combate.

Anonymous said...

Obrigado. Já percebi a ideia. O anónimo curioso

menina alice said...

"E creio que cada vez se tornará mais claro que os instintos homicidas da humanidade têm de ser controlados por governos centrais muito fortes."

Já estamos lá. Mas undercover.

Lola said...

A queda do muro não é também a queda de Descartes e seus seguidores? O dualismo em todas as suas formas é destruído de certa maneira junto com o muro.