06 July 2009

QUEM PELA IMAGEM MATA,
PELA IMAGEM MORRE




O império dos efeitos especiais, do show-off mediático, do culto da imagem bidimensional, da encenação, do photoshop político e do massacre audiovisual, conduzido às últimas consequências, desliza, quase sempre, para o ódiovisual. E tudo começa a correr verdadeiramente mal quando os tropeções tanto partem de dentro como de fora. Se a pose de estúdio da capa da "Revista Plenitude" (em cima), com alguma generosidade hermenêutica, se poderia ler como um aceno eleitoral a cidadãos de orientação sexual alternativa, já os cartazes "Avançar Portugal",



com "sample" de harém juvenil em atitude de enlevo beato perante a "aparição", dificilmente convencem que a entidade com olhar de doninha obstipada





seja capaz de fazer avançar um Fiat 600, quanto mais Portugal. Depois, o resto que vem do exterior com origem no interior só acrescenta as últimas peças do puzzle.





(as duas imagens daqui)
(2009)

9 comments:

Anonymous said...

E a Maria João Pires? Não merece um post?

João Lisboa said...

Um blog (este, pelo menos) não é um serviço noticioso. E, acerca desse caso, não estou sequer minimamente informado para além do que vem nos jornais.

Anonymous said...

Tem alguma informação sobre o Ronaldo, Sócrates ou Pinho para além do que vem nos jornais?
Agora a sério, pensei que, sendo um melómano, este assunto lhe interessasse especialmente e, confesso, estava curioso de ouvir a sua opinião, não sobre a questão da nacionalidade (que, imagino, não o aquece nem arrefece) mas sim sobre o projecto Belgais e a reacção da pianista.

João Lisboa said...

"Tem alguma informação sobre o Ronaldo, Sócrates ou Pinho para além do que vem nos jornais?"

Em relação a esses, a que vem nos jornais chega-me. Em relação à Maria João Pires e a Belgais, desconheço quase tudo, à excepção de que (por razões que ignoro e, portanto, não vale a pena fazer imprecações sobre o vazio) correu mal, não sei os apoios que teve, não teve, deveria ter tido ou não, nem quais eram exactamente os contornos do projecto. Se os souber, pode dizer.

A questão da nacionalidade, é, de facto, para o lado que durmo melhor.

Anonymous said...

"Se os souber, pode dizer".
Embora tenha a minha opinião (ou melhor, impressão), também não sei mais do que vem nos jornais.

menina alice said...

Delicioso o ar salão-de-chá vitoriano contidamente maroto da capa da Plenitude. O resto é gesto. E o cartaz pós-europeias só aborrece pela previsibilidade que se esperava que ele fosse suficientemente teimoso para deixar de lado. Nem isso...

João Lisboa said...

Olha tu!...

:)

Táxi Pluvioso said...

Bom... do outro lado as coisas não estão melhor. Os spin do PSD mandaram a Sra Leite rir mais. Mandar uma velhota rir é muito mau para as rugas de expressão, que nunca mais saem, nem com os cremes L'Óreal.

Estas eleições terão muita piada. Ou os lusos engolem um sapo ou engolem outro sapo. A "pegada governativa" da Sra Leite está esquecida, todos lembram-se do Sócrates, mas ela é uma incompetente de trazer por casa.

bookworm said...

doninha obstipada...LOL