20 July 2009

FILOSOFIA ESTIVAL



João Coração - Muda Que Muda

João Coração é uma espécie de JP Simões mais chique e menos trágico, que substituiu a monodieta de Chico Buarque por uma ementa mais diversificada que privilegia a culinária francesa dos grandes chefs como Gainsbourg ou Delerm. Nada, porém, que o impeça (aliás, à imagem dos mestres) de incluir um ou outro alimento mais substancial recolhido nos menus do Sul dos EUA, naqueles mais saborosos desperdícios da cuisine pop que sobraram da mesa dos Talking Heads ou até de repastos não tão distintos de veia proletariamente cançoneteira. O que em Nº1 Sessão de Cezimbra havia ainda de gravitas faustiana (da linhagem Bordalo Dias), menos de um ano depois, vaporizou-se aqui quase integralmente em puro devaneio de filosofia estival (“enquanto houver algum sossego eu não descanso, não me deixo embalar pela inércia das cadeiras ocidentais”), epicurismo requintado e luxo artesanal. E, não esquecer, não é qualquer um que se permite o luxo de, na banda, ter Walter Benjamin curvado sobre os teclados.

(2009)

5 comments:

Anonymous said...

"gravitas faustiana (da linhagem Bordalo Dias)"

Esta não foi fácil de interpretar ... só fui lá com (seu) mal amado google.

Anonymous said...

"gravitas faustiana (da linhagem Bordalo Dias)"

Esta não foi fácil de interpretar ... só fui lá com (seu) mal amado google.

ND said...

por acaso, no outro dia procurei no tube (acho que tb já apanhei a virose)por algo desse JP Simões e, ou não procurei bem (olha para mim com miufa)ou só achei por lá uma coisa que não gostei e um dueto que gostei mesmo com uma senhora que agora não me lembro do nome. Enfim, se calhar sou só eu e as minhas adversidades auditivas (no outro dia fui ouvir uma coisa que o Mourinha tinha no blog e quase me dava um treco de desgosto por ter adquirido uma urticária tão forte à pop... podes dizer que é bem dito, sou uma fulana que se perdeu na vida e agora já nada se pode fazer, mas livra-te de me mandar rezar uma missa!)
ps- isto de postar comentários no teu blog dá resultado, há sempre alguém que tem curiosidade, got it?! estou um bocada palhaceira, é das férias, pardon)

nélito relhálha said...

um JP Simões mais chique e menos trágico; asneira.

fazer "canções" com sortidos aleatórios de acordes/palavras não é necessariamente uma qualidade. pelo menos em frança.

"...e a cidade que venera novidades pôs-se às cegas por aí e foi descambar, bêbada, na contramão..."

felicidades.

Anonymous said...

Uma catadupa de palavras. Pouco mais sobra.