17 July 2009

E DEPOIS ADMIRAM-SE QUE A FÉ NÃO SEJA MUITA...



"Os sacerdotes católicos começam hoje a receber uma circular da Comissão Nacional da Pastoral da Saúde em que se pede a sua colaboração para divulgarem aos fiéis as recomendações a seguir para evitar a propagação da Gripe A H1N1. (...) Quanto aos templos, é recomendado o seu arejamento, sobretudo nas celebrações dominicais, e o esvaziamento das pias baptismais para evitar a transmissão do vírus, recomendação incluída à última hora, explicou ontem à Lusa o padre Feytor Pinto, responsável da Comissão Nacional da Pastoral de Saúde. Relativamente às celebrações litúrgicas, a circular que hoje começa a ser enviada pela Conferência Episcopal aos sacerdotes aconselha que os padres e ministros extraordinários da comunhão (leigos com mandato especial para dar a comunhão) desinfectem as mãos e que as hóstias não sejam colocadas na boca dos fiéis mas sim nas mãos. (...) Recomenda-se ainda que o abraço da paz, normalmente um beijo ou um aperto de mão, seja reduzido 'a um pequeno sinal ou inclinação da cabeça sem o contacto físico'". (aqui)

Mas, então, a "água benta" - pela sua própria e intrínseca natureza miraculosa - não é antiséptica? E, quando o corpo do Senhor Santo Cristo toca nas mãos conspurcadas do oficiante, não as deixa, instantaneamente, sem mácula? E nem na casa do Senhor Omnipotente há imunidade antiviral?... Assim, é como se o Divino Messias, quando devolvia a visão aos ceguinhos, lhes dissesse "Mas, pelo sim, pelo não, vá a uma consulta de oftalmologia..."

(2009)

6 comments:

Anonymous said...

Creio que no caso aplicam a epístola do "não vá o diabo tecê-las".

Anonymous said...

Sugestão de leitura ponderada: http://jvcosta.planetaclix.pt/gripe.html

Táxi Pluvioso said...

A água benta é do melhor. No meu tempo, costumávamos urinar na pia para dar mais consistência religiosa ao acto de benzer, e nunca alguém ficou doente, nem se propagou pandemias.

E agora o Santo Padre, com o pulso direito partido, não pode unir as mãos para rezar, talvez o anticristo aproveite para caminhar o mundo desprotegido.

ND said...

olha, mais um que urinava em espaço sagrado... eu fiz isso uma vez, Taxi, na sacristia, mas porque a vontade era muita, não encontrei sanitários e o frete de ali estar estava longe de terminar. Contudo, e sendo menina, abaixei-me e fi-la no chão dos santos.

ND said...

pois é, nota-se claramente a diferença dos procedimentos entre isto e a transmissão do HIV.

João Lisboa said...

"olha, mais um que urinava em espaço sagrado"

Mas isso é que é uma verdadeira demonstração de fé! Urine-se ou defeque-se nela, a água benta, por ser benta, benta permanecerá sempre. E capaz de purificar de todos os males.