02 June 2009

O TERROR DOS PASSOS



Sempre achei que era um gesto de uma enorme simpatia terem atribuído o meu nome a uma cidade, embora deva reconhecer que, sem ter mexido uma palha para isso, no Brasil foram um bocadinho mais longe.



Isso, por outro lado, impõe-me uma certa responsabilidade e preocupação quando me apercebo que há quem, mais ou menos à má fila - porque, mesmo à beirinha das autárquicas, dá jeito apresentar uns projectos "grandiosos" ou porque se aproxima o número redondo de uma celebração "histórica" qualquer -, ameace perpetrar sobre a mui legitimamente minha cidade mais um daqueles desfiguramentos que arrepiam .



Tudo indica que vem aí mais outro, com os atropelos do costume que aqui são relatados.



Não sou arquitecto. Mas, assim de repente e para não me perder em detalhes, não acho que me fosse agradar muito ver a sempre tão mal tratada "plaza mayor" - em potência, com rio e tudo, infinitamente mais cenográfica que todas as "grand places" que conheço - tão pindericamente vestidinha:



E se se entretivessem a brincar aos Congressos para a Sincronização com o Planeta Terra e entregassem a organização de concursos de ideias e projectos - vários, diferentes, discutíveis - a quem é bem mais capaz de o fazer?

Petição online

(2009)

6 comments:

Unknown said...

Ahahahah! Touché!

Anonymous said...

É de facto um projecto horrível e um atendado à identidade da nossa cidade. Parece uma praça de uma cidade espanhola. Se for avante, vou passar a estacionar o meu carro na praça central.

João Lisboa said...

"Parece uma praça de uma cidade espanhola"

Infelizmente, nem isso parece.

Ter tudo - dimensão, espaço, o estuário de um rio lindíssimo - o que não existe em nenhuma das capitais que conheço e "fazer-lhe" isto...

Anonymous said...

Então, faz parte do projecto nacional "morte às pessoas na rua e em especial aos velhotes a jogar cartas nas mesas de ferro e às crianças a pulular" - precisamos de uma Lisboa Limpa e Silenciosa.

Falta, contudo,ao projecto, umas fontes de água pelo meio para tornar o local de aspecto gélido no Inverno, tal qual como fizeram no centro do Porto. Porque o tórrido do verão apresenta-se muito bem conseguido.

Finalmente expulsam as pessoas do centro da cidade (argh) e os carros poderão, finalmente, circular livremente de uma periferia para a outra.

sophia.

João Lisboa said...

"Falta, contudo,ao projecto, umas fontes de água pelo meio"

Tu cala-te que ainda põem ali outro marsápio do Cutileiro...

nick name joão porto said...

este é o preço que têm a pagar. bem feito. ou mal.