30 June 2009

O PENSAMENTO FILOSÓFICO PORTUGUÊS (XV)

Laurinda Alves




Já por diversas vezes aqui foi sublinhado o fascínio que o sentido performativo exerce sobre o pensamento de Laurinda Alves e o modo como irremediavelmente o estimula. Aqui, descobre-o no âmbito da crítica musical a um concerto de Rita Redshoes - notar a frescura analítica e adjectivante: "charme", "fez literalmente parar o trânsito", "o seu estilo muito feminino e muito 'Audrey Hepburn'", tão invulgar numa área infestada de pseudo-intelectualismos - e, numa genial elipse, deriva para o comentário social, sublinhando ser perfeitamente possível reparar num "casal homossexual que namora [à nossa frente]" - e isto é, realmente, muito bonito - "sem um único olhar de reprovação".



"O fim de tarde no Chiado foi muito animado. Rita Redshoes, nome artístico de Rita Pereira, a ex-vocalista dos Atomic Bees, chegou aos Armazéns do Chiado de maneira muito performativa: em cima de um autocarro branco de dois andares para cantar e tocar naquele que alguém disse ser o palco mais pequeno do mundo. É impossível resistir ao charme, à voz e ao talento musical de Rita Redshoes. Falo por mim, claro, que gosto imenso dela. Hoje fez literalmente parar o trânsito na Rua Garrett com o seu estilo muito feminino e muito 'Audrey Hepburn'. Eu ia pela rua abaixo com a minha mãe pelo braço e foi ela que me pediu para ficarmos a assistir ao concerto. Acho graça ao ecletismo da minha mãe e à sua abertura de espírito. Aqui fica uma imagem eloquente deste mesmo espírito: apoiada na sua muleta azul, com ar sonhador e sem um único olhar de reprovação ou julgamento relativamente ao casal homossexual que namorava à sua frente. Muito querida". (aqui)

(2009)

6 comments:

Lola said...

É impossível resistir a tanto charme filosófico.
Como diriam no Brasil,a Laurinda é uma fofa!
Como sou ignorante em filosofia, não entendi o "muito querida".
Muito querida a mãe, por não demonstrar preconceito em relação ao casal ou muito querida era a Redshoes?
Terei que reler Kant.

Anonymous said...

Quase aposto que quando a Laurinda viu o "Pós-Moderno explicado às crianças" do Lyo nas livrarias comprou e ofereceu à filha ou filho.

Anonymous said...

http://famosasatraentes.com/rita-mendes-playboy-portugal-julho-2009

Os comentários são bons, as imagens nem por isso.

filipe canas said...

é o melhor pedaço de filosofia de LA desde o incentivo aos cangalheiros de portugal.

Táxi Pluvioso said...

Muito bela descrição da bela baixa lisboeta, embora parar o trânsito na rua Garrett seja fácil, carros há poucos e pessoas nem por isso.

Anonymous said...

Seria difícil embutir num mesmo parágrafo mais frases feitas, lugares-comuns e lambe-botismo.