19 June 2009

LET'S...



O Presidente da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP), Eduardo Simões, afirmou que é "satisfatório" o facto da justiça norte-americana se ter interessado por uma questão de violação de direitos de propriedade intelectual. Pela primeira vez nos Estados Unidos, um tribunal do Estado de Minnesota decretou uma sentença por causa da partilha ilegal de ficheiros de música na Internet. Jammie Thomas-Rasset foi acusada de violação de direitos de autor por ter partilhado ficheiros digitais de 24 canções de artistas como Sheryl Crow e Green Day, tendo sido condenada a pagar 1,3 milhões de euros à indústria discográfica. O responsável da AFP disse à Lusa que é uma decisão "satisfatória" mas "havendo uma disponibilidade para fazer um acordo com a Recording Industry Association of America, é um bocado incrível que isto chegue a uma decisão judicial". "Mas havendo uma decisão judicial - prosseguiu - é óptimo e só podemos elogiar o sistema norte-americano por dar importância a uma violação de direitos da propriedade intelectual". Eduardo Simões recordou que em Portugal "há uma única condenação por partilha não autorizada de ficheiros", no ano passado, pelo Tribunal Criminal de Portimão, não tendo havido qualquer "pedido de indemnização". (daqui)



1 - Pois, e os êxitos de toneladas+toneladas de apreensões de droga pela PJ também parece que, todos os anos, batem recordes. Os cartéis - da Colômbia ao Afeganistão - tremem de pavor.

2 - Agora, procedendo "cientificamente", vão fazer o favor de apresentar os números - mesmo que só nas casas decimais, não faz mal - da redução de downloads ilegais que, pós-processo-Pirate Bay e pós-Jammie Thomas-Rasset (mas... Sheryl Crow e Green Day?... francamente...), estes métodos de show-off musculado produziram, não é verdade?... Obrigado. Entretanto, não vos há-de matar passar os olhos por aqui (para não falar do muito resto que anda por aqui).


(2009)

1 comment:

Táxi Pluvioso said...

Infelizmente a luta contra o download ilegal é a luta do presidente Báráque pois muito dinheiro de campanha (para eleger e manter) vem desse lado.

A indústria do CD e DVD continua a mentir sobre os efeitos do download ilegal. Ele tem servido para promover muito grupo desconhecido e só afecta essas carcaças Eagles, Dylan, Young, Cohen etc. que insistem em produzir porcaria e esperam que as pessoas consumam. E recusam também admitir que 100% da música que editam não vale nada, é lixo (se não fossem as tetas de algumas das nossas queridas artistas eu não compraria um único disco).

E ainda por cima recusam em dar garantias sobre os produtos que vendem. Eu gostaria de devolver muitos discos que comprei e receber o dinheiro de volta. (Assim devia ser, pois eles têm o direito universal e para sempre sobre a música, a garantia também devia sê-lo).