NÃO, NÃO TENHO VERGONHA, NÃO TENHO PUDOR,
E VOSSA EXCELÊNCIA É AQUILO QUE, COM GRANDE RIGOR TÉCNICO, SE QUALIFICA COMO UM FACHO MAL EDUCADO!
Apesar da legislação portuguesa não contemplar a utilização de imagens chocantes nos maços de cigarros, a Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo (COPPT) ainda não desistiu desta possibilidade. Luís Rebelo, que preside a esta organização que reúne várias associações ligadas à saúde, educação e ambiente, que têm em comum o interesse pela prevenção do tabagismo em Portugal, disse à Agência Lusa que “está na altura de aproveitar as técnicas utilizadas pelas tabaqueiras, que passam por seduzir os potenciais consumidores”.
“A construção das caixas dos cigarros recorre a um elevado nível de marketing, em que nada é indiferente, nem sequer a cor”, disse. O resultado é, segundo Luís Rebelo, embalagens “glamourosas”. “O que as organizações mundiais de saúde estão a tentar fazer é usar as mesmas ferramentas para, no fundo, impedir que o fumador se sinta atraído pelos mais variados tipos de caixas”, frisou o presidente da COPPT.
Luís Rebelo afirmou que, apesar de existirem cada vez mais portugueses “que sentem algum pudor em tirar de um maço de cigarros e começar a fumar em público”, ainda existem muitos que “não têm vergonha de fumar”. Com imagens chocantes dos malefícios do tabaco ilustradas nos maços de cigarros, os fumadores terão “mais vergonha em mostrar publicamente o seu vício”, presume Luís Rebelo.
Dos países onde esta utilização tem tido “mais sucesso” - como o Brasil ou o Canadá - chegam imagens efectivamente chocantes. Os maços de cigarros comercializados no Brasil incluem advertências sanitárias que incluem fetos mortos, pulmões destruídos, membros com gangrena e referências à impotência e ao sofrimento das crianças intoxicadas pelo fumo dos pais. “Estas imagens acabam por 'desglamourizar' o consumo do tabaco, contribuindo para um ambiente social que não é favorável ao consumo de tabaco”, disse. (aqui)
(2009)
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
E como banda cenoura:
http://www.youtube.com/watch?v=hILWShAIDhs
E chamar facho a uma pessoa com estas ideias até é um gesto bem generoso. P.S. Para que conste: deixei de fumar há 6 anos e picos.
Da próxima vez que o senhor Rebelo for comer um bom bife a um restaurante será que alguém lhe podia mostrar imagens do animal a ser morto? No caso de ser vegetariano mostrem-lhe uma foto com o estrume usado para fertilizar os vegetais.
Post a Comment