10 March 2009

VIGÉSIMO SEXTO COMUNICADO DO C.A.L.A.
(Comité de Apoio a Laurinda Alves)




Prosseguindo militantemente a divulgação do pensamento e obra da candidata Laurinda, damos a conhecer, agora, a extensão do seu labor ao âmbito do teatro, em colaboração com a Trans(form)art, da Madeira, uma associação artística que se reivindica da filosofia de Nietzsche e Paulo Coelho ("Temos terra, temos ar, água e fogo. Não temos portas que se fecham ou se abrem. Temos asas? TEMOS! QUEREMOS! VAMOS VOAR!"):

"Criado a partir de textos de Laurinda Alves compilados em Xis Ideias para Pensar, 'Fragmentos' reuniu num curto espectáculo uma viagem entre a realidade vivida e a magia do palco. Em frases soltas, pequenos textos e movimentos coloridos com adereços pontuais, 'Fragmentos', tal como o nome indica, foram 35 minutos de insaciáveis mensagens. O actor, explorando as suas capacidades, mostra-nos como, através do seu singular trabalho, minimizando recursos, prende o espectador curioso ao desenrolar de cada uma das cenas.



Foi um espectáculo em 'black box' em que o público transita da sua confortável cadeira na plateia para uma plateia criada em palco, fechando-se o pano e caindo o ciclorama. Foi um trabalho estreado no Fórum Machico por ocasião do Dia do Teatro Amador em 2006 e reposto em Abril no Auditório da RDP-M, por ocasião do Dia Mundial da Dança".

O Trans(form)art já se notabilizara também pela criação de Querida Marta, "o grito de uma adolescente entregue a si mesma na árdua tarefa de crescer e ávida por partilhar as suas experiências. Porém, pouco mais lhe resta que um cesto de relógios e o conforto nas memórias que sob a forma de epístolas partilha com o público.



Na quase solidão da descoberta e experienciação do mundo, tudo se resume à questão 'onde estavas tu?', tão-somente, a expressão freudiana da busca da atenção do Pai em forma de grito. Afinal, 'todas as meninas devem ter alguém que lhes diga que são bonitas, mesmo que não o sejam'".

Nota: despretensiosamente, o C.A.L.A. atreve-se a sugerir à Trans(form)art e à candidata Laurinda uma nova colaboração artística em torno de O Segredo, uma relevante obra contemporânea que consubstancia preocupações e temas que lhes são comuns e muito caros.

(2009)

4 comments:

fallorca said...

Ainda te hei-de ver como assessor de imprensa do CALA, e com asinhas...

João Lisboa said...

Mas não é isso mesmo que eu sou?... ora essa!

fallorca said...

Ahahahahahaha

fallorca said...
This comment has been removed by the author.