27 January 2009

DÉCIMO NONO COMUNICADO DO C.A.L.A.
(Comité de Apoio a Laurinda Alves)


(continuando a divulgar a fecunda filosofia política onde vai beber o pensamento laurindiano... porque há outras opiniões)



M de Obama, MEP, Mudança e Marques
Diogo Pipa

É natural que nestes dias o tema Obama Presidente seja o mote para as mais diversas escritas. Esta é mais uma, a juntar a tantas outras que já nos disseram muito, sempre com o horizonte da esperança e da mudança como pano de fundo. Posto isto e pegando no título deste post, um dado logo ressalta: Barack “History” Obama não tem a letra M nas suas iniciais. Então porquê o M de Obama?



M poderia ser o de Martin Luther King. Ou o de Mahatma (Grande Alma) Ghandi. Ou mesmo o de Nelson Mandela. Porque Obama segue a linha destes três grandes. Na luta pela plena democracia, pela igualdade, o respeito pelos adversários e, last but not the least, pela firme convicção de que construindo pontes, ouvindo, alcançará melhores resultados para o seu país e para o mundo. Com todos e não contra todos e pelo primado dos direitos humanos de que a recente confirmação da intenção de encerrar a base de Guantanamo é um primeiro e feliz exemplo. Mas o “M” de Obama é, à escala nacional, o M de MEP. Obama construiu a sua vitória com base em duas ideias fortes: Esperança e Mudança.



Ora, Mudança e Esperança são exactamente os dois grandes designios do MEP. Se virmos bem, MEP = Partido da Esperança + Mudança. O “M” também poderia ser de Rui Marques, presidente do MEP. Isto porque, à semelhança de Obama, fez aquilo que muitos de nós portugueses, dizemos repetidamente, uns em voz alta outros em surdina, mas que não deram o primeiro passo: é preciso algo novo no País, é preciso e urgente mudar o estado das coisas. É preciso tentar entrar pela porta estreita que os partidos têm fechado não só a pessoas, mas a ideias, a a diferenças, à mudança e à esperança. E quem se está a juntar no MEP?


Rui Marques

Nas devidas proporções e ressaltadas as devidas diferenças, aqueles que, em conjunto com muitos outros, deram a vitória a Obama e, muito importante, os novos “comunicadores”, fazendo uso da internet como a mais ágil e sábia forma de comunicar e todos aqueles que querem mudar para melhor e têm esperança que, com o seu contributo, pequeno que seja, isso seja possivel. Olhando o “velho” espectro politico português dificil será encontrar nalgum partido as sementes lançadas nos EUA. Um novo partido entretanto surgiu. Ventos de mudança e sinal dos tempos. Apanhemos o comboio. Uma nova época está a chegar.
Change has come to America, he said.
A mudança chegará a Portugal. Com o MEP. (aqui)

(2009)

10 comments:

fallorca said...

João, perdoa o meu alheamento (já me basta a ripada que levei na Pastelaria, por ter confundido a autoria do tal «romance»), mas este cavalheiro Rui Marques com M, não foi o organizador de um cruzeiro a Timor que meteu tromba de água?
Grato pelo teu esclarecimento e festinhas à Lau-Lau

João Lisboa said...

Esse mesmo. Um visionário e um mestre. Com "M". De Obama.

bookworm said...

não percebi. afinal, querem construír pontes ou apanhar um comboio?

(este movimento faz-me pensar em mais palavras começadas por m...)

margarete said...

oh pá! segui os teus links, caraças
alguém, após um momento de apoio emocional, pergunta “Mas afinal o que é que vocês vieram vender?”(ler 1º parágrafo) e ainda se pode pensar que isso é elogioso? (bzoing!) "Há qualquer coisa de desarmante na Laurinda." ou seja, é boa "vendedora", logo, vai vender bem o partido, Movimento ou whatever, era essa a msg?
lol, pá, lol!

margarete said...

vem a Coimbra amanhã, eu que tenho de ir à rua do IPJ... :S

margarete said...

ok, vou parar de ler aquilo

margarete said...

bolas :D

margarete said...

já agora

João Lisboa said...

Bem-vinda ao grande movimento nacional de apoio a Laurinda Alves, camarada Margarete!!! Vejo que também não conseguiste ficar-lhe indiferente...

margarete said...

olha, só por causa disso, uma prendinha para ti
http://www.youtube.com/watch?v=mHXBL6bzAR4