20 October 2025

CANTOS DE SEREIA
Estava-se a meio do primeiro mandato do energúmeno Trump e Emma Swift - autora de programas de rádio, em Sydney, na Austrália e, em 2013, transplantada para Nashville, Tennessee - sentia-se encurralada: "Tinha 30 e tal anos e ainda não tinha resolvido nenhum dos meus problemas de infância nem encontrado um ponto de equilíbrio nas minhas relações. Por outro lado, Donald Trump tinha sido eleito e sentia-se uma mudança muito tóxica na atmosfera cultural com um certo fascismo rançoso a levantar a cabeça". Como forma de superar a depressão, em modo de automedicação musical, experimentou a terapia Dylan: "Ele é um 'songwriter' que sempre me pareceu supremamente confiante, aparentemente, nunca tolhido por dúvidas. Apeteceu-me estar na pele dele. E, para isso, nada melhor do que atirar-me às suas canções, como quem experimenta uma peça de roupa”. Emma nunca se vira como uma autora de canções especialmente fértil mas, nessa altura, secara-lhe a inspiração. "Bob Dylan não me ensinou apenas a escrever canções, ensinou-me também a ser artista, activista, a fundir o literário e o musical". O resultado seria Blonde On The Tracks (2020), espécie de fusão entre Blonde On Blonde e Blood On The Tracks que funcionaria como elixir milagroso. (daqui; segue para aqui)

 "Beautiful Ruins"

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