01 September 2010

TEORIA & PRAXIS MUSICAIS PORTUGUESAS (IV)

Mendes Bota - 1



Há tesouros ocultos na música portuguesa que apenas um espeleólogo em regime de dedicação exclusiva e armado da máxima devoção será capaz de revelar. Um dos mais preciosos é, sem qualquer dúvida, o espólio do "singer-songwriter" Mendes Bota, bravo militante do PSD allgarvio, farol laranja do lendário Pontal, escoteiro notável, ex-deputado europeu, cripto-marxista e, tão ou mais importante, autor de uma das mais assombrosas gravações que, na língua de Camões - e nas de Cervantes, Dante, Voltaire e Shakespeare -, canta, como ninguém antes o ousara fazer nem se atreveu depois, o ideal europeu. Muito apropriadamente, chamou-lhe Sem Fronteiras, data de 1992, e constitui um indiscutível desígnio da cultura nacional oferecer-lhe, ainda que com inexplicável atraso, o mais que merecido relevo. Para lhe dar início, "Eu Sou o Homem do Rock'n'Roll", um vibrante manifesto de juventude e desempoeirada modernidade estética.

(2010)

8 comments:

menina alice said...

"um vibrante manifesto de juventude e desempoeirada modernidade estética"

Palavras para quê?

João Lisboa said...

Contamos com todos os leitores do blog para fazer chegar o mais longe possível esta obra ímpar da música portuguesa moderna.

Ide e espalhai a palavra!

Anonymous said...

Não sei porquê mas esta música ficava bem com uns ganidos no fim...

João Lisboa said...

Não me parece nada correcto esse tipo de comentário.

Anonymous said...

Acho que não compreendeu o que eu queria dizer.
Era isto a que eu me referia
http://www.youtube.com/watch?v=SLTJalzLd3g
Oiça as duas e compare e música...

Anonymous said...

"Oiça as duas e compare e música..."
Digo "a música"

João Lisboa said...

Ora... aprendeu - quiçá, estagiou - com os grandes mestres.

Anonymous said...

o tiago pode não conseguir......mas DEUS vai falar ao teu coração ...eu sei que sim...Um abraço