17 June 2009

O PENSAMENTO FILOSÓFICO PORTUGUÊS (XIV)

Laurinda Alves




Ainda aqui mas já Além, Laurinda Alves - agora, por momentos, retirada das questões temporais - regressa às suas primordiais preocupações de ordem estética, à investigação do "sentido performativo dos espaços" (tema que, desde sempre, a fascina) e à metafísica do "chiaroscuro" existencial. Ainda que (como boa discípula espiritual de Vital Moreira) não seja propriamente uma metáfora.

"Dizem que ninguém acende uma luz para a colocar debaixo da cama. Ou da mesa. Ou num lugar que a impeça de iluminar. Tirei esta fotografia há meses, a um amigo arquitecto que também é artista plástico com um sentido muito performativo dos espaços, da luz e das sombras. Achei curiosa esta maneira de iluminar um quarto despojado de objectos: apenas uma cama, um tapete, um cabide ao alto e uma luz que muda de cores e fica pousada debaixo da cama. Escondida mas sempre a iluminar. Embora não seja propriamente uma metáfora, ajuda a ilustrar esta certeza de ser impossível ocultar uma luz acesa". (aqui e além - ou mais uma reflexão sobre Hitchcock, os ovos de gaivota, a natureza do Mal e o problema do escoamento de águas)

(2009)

4 comments:

Unknown said...

Também esta não sendo propriamente uma metáfora, tenho que dizer que: a) este texto é um dos melhores que li, vai já direitinho para o panteão do melhor do pensamento laurindiano, é absolutamente imparável na sua... 'performatividade'!;
b) a dissertação sobre Hitchcock, mais do que empalidecer Truffaut e Zizek, faria corar o Richard Bach!!;
c)a fotografia é já por si toda uma 'performance'!!!

OS TEMPOS NÃO ESTÃO PARA BRINCADEIRAS!

O QUE É QUE NÓS QUEREMOS?
O C.A.L.A. DE VOLTA!
QUANDO É QUE O QUEREMOS?
JÁ!

João Lisboa said...

O C.A.L.A. - como organismo de apoio à candidata Laurinda - encerrou a sua actividade. Mas a divulgação da sua vida, obra, filosofia e pensamente nunca cessará.

Filipa Júlio said...

"mas a divulgação da sua vida, obra, filosofia e pensamento nunca cessará"
:DDDDDD

Ana said...

O jornalista/comentador Carlos Magno diz que votou na candidata Laurinda. É um homem abençoado! É alguém que conhece a Verdade...