31 December 2010

MÚSICA 2010 - INTERNACIONAL (II)
(iniciando-se, de baixo para cima *, de um total de 20)










The Divine Comedy – Bang Goes The Knighthood











Johnny Flynn - Been Listening











Elvis Costello - National Ransom











The Magnetic Fields – Realism











Efterklang - Magic Chairs

* a ordem é razoavelmente arbitrária...

(2010)
ISTO SÓ PODE TER SIDO UMA FUGA VIA-WIKILEAKS...


Ursula Thommen - Analphabet, 2001

Relatório 2010. Alunos não sabem raciocinar nem escrever: "estudo do Ministério da Educação em 1700 escolas revela a dificuldade dos alunos em resolver exercícios que não sejam básicos".

... tanto trabalho e fogo-de-artifício com o pseudo-èxito do PISA e vem agora o malandro do Assange (só pode ter sido ele...) revelar documentos secretos e dar cabo de tudo!...

(2010)

30 December 2010

"BUT IF MY THOUGHT-DREAMS COULD BE SEEN
THEY'D PROBABLY PUT MY HEAD IN A GUILLOTINE..."





















Chefias da Segurança Social foram promovidas com retroactivos a Janeiro: "a Segurança Social promoveu todas as chefias para compensar os cortes salariais no próximo ano. O aumento tem efeitos retroactivos ao início de 2010. As nomeações foram hoje publicadas em Diário da República e são assinadas pelo ministro das Finanças".

(à má fila, pela surra, segundos antes do cair do pano...)

Edit: ... mas o que aprendemos a pensar sempre que surge um desmentido?

(2010)
THE GASLIGHT ANTHEM - "THE SPIRIT OF JAZZ"



(2010)
GOLDFISH BOWL
















"A few years ago, the city council of Monza, Italy, barred pet owners from keeping goldfish in curved goldfish bowls. The measure's sponsor explained the measure in part by saying that it is cruel to keep a fish in a bowl with curved sides because, gazing out, the fish would have a distorted view of reality. But how do we know we have the true, indistorted picture of reality? Might not we ourselves be inside some big goldfish bowl and have our vision distorted by an enormous lens? The goldfish's picture of reality is different from ours, but can we be sure it is less real?" (Stephen Hawking, The Grand Design)

(2010)
UM MARSÁPIO ENREGELADO NUNCA SERIA DE GRANDE UTILIDADE...


(notar a cuidadosa camuflagem televisiva dos gélidos marsápios)

Indiana Snow Penises Given Generous Local News Coverage: "Lafayette, Indiana has a snow problem on their hands, but it isn't the 'snowpocalypse' everyone else has been talking about. Local news station WLFI 18 filed this generous report about a neighborhood that was quite upset with one house's lawn decorations: snow sculptures representing male genitalia".

... mas estava convencido que este era um problema já resolvido desde o Neolítico:





















Nota para o Turismo de Lisboa: preparar folheto para os turistas norte-americanos oriundos do Indiana, avisando-os da contaminação moral a que se poderão expôr caso se aproximem do monumento ao 25 de Abril, de João Cutileiro, no Parque Eduardo VII.

(2010)
MÚSICA 2010 - INTERNACIONAL (I)
(iniciando-se, de baixo para cima *, de um total de 20)










The Walkmen – Lisbon











Fanfarlo - Reservoir











Bonnie “Prince” Billy & The Cairo Gang - The Wonder Show Of The World











David Byrne & Fatboy Slim - Here Lies Love











She & Him - Volume Two

* a ordem é razoavelmente arbitrária...

(2010)
2010 - PRÉMIO "SAM COOKE"

Desempenho de Portugal no PISA




Sam Cooke - "Wonderful World (Don't Know Much)"

Don't know much about history
Don't know much biology
Don't know much about a science book
Don't know much about the French I took
But I do know that I love you
And I know that if you love me too
What a wonderful world this would be

Don't know much about geography
Don't know much trigonometry
Don't know much about algebra
Don't know what a slide rule is for
But I do know one and one is two
And if this one could be with you
What a wonderful world this would be

Now, I don't claim to be an "A" student
But I'm trying to be
For maybe by being an "A" student baby
I can win your love for me


(2010)
2010 - PRÉMIO "AL PAREDÓN!"

Ricardo Gonçalves

















Prémio atribuído em justo e sentido tributo aos mais explorados e oprimidos.

(2010)

29 December 2010

MATERIAL DE PROPAGANDA DO CANDIDATO
PRESIDENCIAL DO PCP, FRANCISCO LOPES

















(2010)
ANO DO TIGRE (XXXIV)

Tigres aceitando generosamente conviver com...















Kim Novak






















Edwige Fenech






















Paulina Porizkova


















Jane Fonda






















Anita Ekberg

(2010)
CAÍDOS NO CHÃO DA SALA DE MONTAGEM (II)
(durante o Verão)










The Drums - Album

O Verão é, oficialmente, uma estação, do ponto de vista musical, pouco exigente. Qualquer coisinha que desempenhe, a contento, o papel de gin-tónico sonoro e, se possível, traga acoplado um sistema de ar condicionado, cumpre, instantaneamente, os mínimos exigíveis para ser considerada música-de-Verão. The Drums estão nessa categoria: cópia de cópias dos Cure, New Order, Orange Juice e afins mas... fresquinha.











Jónsi - Go

Com os restantes Sigur Rós em sabática, Jónsi Birgisson – o cantor de timbre quase-castrato – inventa a banda sonora para uma espécie de Disneylândia imaginária. E apercebemo-nos de que a felicidade jorra como leite e mel porque Jónsi se converteu à língua da fada Sininho. Mas, caso tivéssemos dúvidas, as portentosas cavalgadas orquestrais de Nico Muhly arredá-las-iam de vez. O mundo é bom e belo e os anjos cantam.











Vários - Theme Time Radio Hour With Your Host Bob Dylan (Season 2)

A enorme riqueza das “Theme Time Radio Hours” que, entre Maio de 2006 e Abril de 2009, Bob Dylan manteve na Sirius XM Rádio, residia tanto na selecção musical como nos textos, apartes e entrevistas que Dylan incluía como separadores. Aqui, recolhem-se “apenas” 50 faixas da segunda temporada: de Captain Beefheart a Loretta Lynn, não falta quase nada. Só o humor e a sabedoria made in Zimmerman.











The White Stripes - Under Great White Northern Lights (DVD, real. Emmett Malloy)

Um pouco à maneira do que os Sigur Rós haviam realizado também em 2007 e registado no DVD Heima, os White Stripes, em digressão por palcos menos comuns (autocarros, barcos, lares de terceira idade, escolas e salões de bowling) de remotas cidades do Canadá, levantam – mas não demasiado – as cortinas sobre os bastidores e deixam-nos espreitar, em simultâneo, para alguns fragmentos dos concertos.











Los Campesinos! - Romance Is Boring

À terceira investida, Los Campesinos! (Cardiff, UK) inventam um módico de equilíbrio entre uma estética-"over the top" (cordas, sopros, guitarras frenéticas e histeria coral) e sólida filosofia pop traduzida em tiradas como “there’s future in the fucking, but there is no fucking future”, “I love the look of lust between your thighs” ou a memorável “All’s well that ends, I suppose”.

(2010)

28 December 2010

2010 - PRÉMIO "PAI, MOSTRO-LHE A PILINHA?"

Pedro Passos Coelho





















Prémio atribuído pelos valiosos testemunhos que constam da biografia da autoria de Felícia Cabrita, no "Sol" (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui)

(2010)
STREET ART, GRAFFITI & ETC (LIII)

Lisboa, Portugal, 2010 (Pampero Public Art Project: Paulo Arraiano e Leonor Morais)


























































































(2010)
UMA CASA PORTUGUESA (II)


Max Beckmann - Natureza morta com três caveiras, 1945

"Antes do Natal duas adolescentes ofereceram-me na rua uma quadra manuscrita que apelava ao fim do consumismo e à espiritualidade. Tinham cabelos lustrosos, aspecto soigné e o fervor anacrónico de quem despeja mealheiros para baptizar pretinhos nas missões.

Fiquei atento e não me desiludi: na semana seguinte o país foi consumido por uma orgia salazarenga de caridade e devoção. Os sem-abrigo casaram-se em barda, as mães de Cascais fizeram soufflés aos entrevados, a Júlia e o Goucha entrevistaram manetas, tuberculosos e débeis mentais. Os alcoólicos sorveram sopa com cheirinho, muito boa, muito quentinha. Um patego da Guarda trajou de pai natal e deu chocolates do Lidl à terceira idade.

Sim, eu esperava uma epifania e obtive-a: Portugal não está deprimido nem mortificado como se diz por aí. Pelo contrário, Portugal exulta. Portugal está em júbilo, porque bastou um ano de crise para reencontrar os seus pobrezinhos no adro da igreja, os seus velhos de pés em chaga, os meninos escalavrados a lamber o ranho e a estender as mãos. E já tinhamos todos tantas saudades.

Na televisão, uma dondoca serve bacalhau aos desempregados e deseja-me um Natal supé feliz. Para si também, tia. Vemo-nos no reveillon — ou no céu, se Deus quiser". (aqui)

(2010)

27 December 2010

RECORDAR É VIVER (XXIV)


(clicar para ampliar - daqui)

(2010)
NEW YEAR'S THOUGHTS & RESOLUTIONS
















"A esperança é a trela da submissão" (Raoul Vaneigem, A Arte de Viver Para A Geração Nova)

(2010)
UMA CASA PORTUGUESA (I)



"No debate com Defensor Moura - em que o actual presidente, sem estar protegido por discursos escritos, demonstrou até onde pode ir a sua arrogância -, coube a Cavaco Silva o minuto final. Dedicou-o às mulheres, que nesta quadra festiva estão em destaque. Não fosse a virgem Maria modelo para todas as senhoras sérias e a família o centro das suas vidas. Ao falar às mulheres, Cavaco fez-lhes um elogio. Pela sua participação cívica na vida em comunidade ? Não. Pelo papel crescente que vão tendo nas empresas, na Academia, na cultura, na política? Menos ainda. O elogio foi para as mães, esposas e donas de casa. Por cuidarem das crianças e fazerem milagres com o apertado orçamento familiar. (...)












Cavaco Silva não se engana. Esse país modesto e obediente - onde o chefe de família confia no líder que trata das finanças da Nação e na mulher ponderada que trata das finanças da casa - ainda existe. Ao lado de um outro, feito por uma geração que nasceu numa democracia cosmopolita. Onde os cidadãos têm sentido crítico e as mulheres têm vida fora do lar. Onde os homens também cumprem o seu papel nas coisas comezinhas da educação dos filhos e a gestão da economia doméstica também é obrigação sua. Onde os cidadãos não pocuram homens providenciais que os protejam do Mundo. O problema de Cavaco não é viver divorciado do País real. É haver uma parte desse país que lhe escapa.




Cavaco Silva recorda o que fomos: provincianos, medrosos, conservadores, ordeiros. E nós, como todos os povos, carregamos no que somos um pouco do nosso passado. O cavaquismo representa um Portugal que demora a dar-se por vencido. É o último estertor do nosso atraso. E o seu último minuto teve aquele cheiro insuportável a naftalina. Aos mais velhos, que o reconhecem, dá segurança. Aos mais novos, a quem diz tão pouco, parece tão inofensivo como um avô que vem de outro tempo. Há quem ache que Cavaco não é de direita. Engana-se. Cavaco é a única direita que realmente existe em Portugal: conservadora, tacanha, provinciana, caridosa e estatista. A outra, liberal, cosmopolita e tão pouco latina, se não se adaptar terá de esperar muito tempo pela sua vez. Passos Coelho, que representa tudo o que Cavaco despreza, irá descobri-lo muito mais cedo do que julga".
(aqui)

26 December 2010

2010 - PRÉMIO "EXPO NOIVAS"

Pedro Arroja























"Portugal é um país de cultura católica e nesta cultura é central a ideia de Verdade. Os católicos acreditam que acerca de cada coisa da vida existe uma Verdade, podendo embora coexistirem imitações e até falsificações da verdade. A Verdade torna-se a norma em relação à qual todas as imitações são avaliadas, e as falsificações descobertas, e está num plano superior a elas. Assim, por exemplo, o verdadeiro vestido de noiva é branco. É claro que as noivas se podem vestir de azul ou amarelo, mas essas são imitações do verdadeiro vestido de noiva, que é branco. O vestido branco de noiva encontra-se num plano superior a todos os outros". (aqui)

(2010)
EFTERKLANG - "I WAS PLAYING DRUMS"



(2010)
CAÍDOS NO CHÃO DA SALA DE MONTAGEM (I)










Nicotine’s Orchestra - Ghosts And Spirits

Tal como The Legendary Tigerman, a orquestra barreirense de Nick Nicotine é um exercício peculiar de encenação em território luso de uma narrativa musical, social e cultural integralmente importada, peça por peça, dos EUA: soul, country, rock’n’roll, com todos os adereços e marcas de origem devidamente autenticadas e irrepreensivelmente reconstituídas. Ou “the ghosts and spirits of Christmas past”.











Mice Parade - What It Means To Be Left-Handed

Adam Pierce, aliás, Mice Parade, detém o record mundial para títulos de álbuns em português oriundos de músicos novaiorquinos: Obrigado Saudade (2004) e Bem-Vinda Vontade (2005). Eram tão excelentes cadinhos de electrónica/pós-rock quanto este é um inclassificável e omnívoro concentrado de pop, tropicalismo, kora africana, "shoegaze", vozes Swahili e versões dos Lemonheads.











Efterklang - Magic Chairs

Algo como um Sufjan Stevens mais disciplinado, uns Arcade Fire sem peneiras, uns Blue Nile espartanos. Todos esses, discípulos compenetrados de Steve Reich e com o estrito programa de converter o somatório desses idiomas à quadratura pop, sem abdicar da complexidade de um lado nem abrir mão da concisão do outro. Abrigam-se sob o rótulo "indie-electronica-classical-experimentalists" e são óptimos músicos dinamarqueses.











Balla - Equilíbrio

Miguel Esteves Cardoso e Pedro Mexia nos textos, Samuel Úria oferecendo a voz, Luís Varatojo dedilhando guitarra portuguesa, Rui Reininho como mestre de cerimónias no "booklet", um sample dos UHF (sim, sim) como esqueleto de uma canção e Armando Teixeira/Balla a lubrificar os circuitos desta pop mais leve que o ar, em jeito de espumante sonoro.











Lali Puna - Our Inventions

"Easy listening" para Holiday Inns de Saturno, painéis sonoros de meditação destinados a fãs dos Kraftwerk, Valium-light refrigerante, espirais de vapor dentro de um aquário de cristal, toques de telemóvel para mosteiros zen, "synth-poetry" entoada por vozes digitais e outras suaves beatitudes tecnológicas com a marca Morr Music a quem devemos também os Notwist e Tied & Tickled Trio.

(2010)
2010 - PRÉMIO "E VAMOS TER DE ATURAR ISTO MAIS CINCO ANOS"



(2010)

25 December 2010

POSTAIS COMEMORATIVOS DO ANIVERSÁRIO
DO FILHO DO PANTHERA (IX)














(2010)
A HOLIDAY MESSAGE FROM RICKY GERVAIS: WHY I'M AN ATHEIST




















"(...) Why don’t I believe in God? No, no no, why do YOU believe in God? Surely the burden of proof is on the believer. You started all this. If I came up to you and said, 'Why don’t you believe I can fly?' You’d say, 'Why would I?' I’d reply, 'Because it’s a matter of faith'. If I then said, 'Prove I can’t fly. Prove I can’t fly see, see, you can’t prove it can you?' You’d probably either walk away, call security or throw me out of the window and shout, 'F—ing fly then you lunatic'.(...)

'Do unto others...' is a good rule of thumb. I live by that. Forgiveness is probably the greatest virtue there is. But that’s exactly what it is - a virtue. Not just a Christian virtue. No one owns being good. I’m good. I just don’t believe I’ll be rewarded for it in heaven. My reward is here and now. It’s knowing that I try to do the right thing. That I lived a good life. And that’s where spirituality really lost its way. When it became a stick to beat people with. 'Do this or you’ll burn in hell'.

You won’t burn in hell. But be nice anyway". (daqui)

(2010)
VAMOS AO CIRCO!

The Rolling Stones Rock and Roll Circus - "Sympathy For The Devil" (Dezembro de 1968)



(2010)
CANTAI CÉUS E TERRA POIS QUE A 25 DE DEZEMBRO 
SE CELEBRA O NASCIMENTO DE...


"La Réjouissance"/Music For The Royal Fireworks - G F. Haendel (dir. Jordi Savall)

1583 – Orlando Gibbons

1584 – Margarida da Austria

1642 – Isaac Newton

1886 – Kid Ory

1899 – Humphrey Bogart

1907 – Cab Calloway

1911 – Louise Bourgeois

1940 – Pete Brown

1943 – Hanna Schygulla

1945 – Noel Redding

1954 – Annie Lennox

1957 – Shane MacGowan

(2010)

24 December 2010

EFTERKLANG - "MODERN DRIFT"


Real. Kristian Leth

"The new music video is based on Dyrehaven, den Romantiske Skov, a film from 1970 by the acclaimed artists Per Kirkeby and Jørgen Leth (Kristians father). The film geek will know that the album title Magic Chairs draws on inspiration from another film by Jørgen Leth".(daqui)

(2010)
POSTAIS COMEMORATIVOS DO ANIVERSÁRIO
DO FILHO DO PANTHERA (VIII)






















(2010)
O VIDEOCLIP DE NATAL: MASSIVE ATTACK - "PARADISE CIRCUS"
(c/ Hope Sandoval)


Real. Toby Dye (com Georgina Spelvin)

It's unfortunate that when we feel a storm
We can roll ourselves over 'cause we're uncomfortable
Oh well, the devil makes us sin
But we like it when we're spinning in his grip

Love is like a sin, my love,
For the ones that feel it the most
Look at her with her eyes like a flame
She will love you like a fly will never love you again


(2010)

23 December 2010

PROVA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO














"A crise era séria, profunda, duradoura. Herodes, fascinado pelas obras públicas, oprimia o país com impostos. Depois do embelezamento grandioso do Templo, vieram as fortalezas, Masada e Herodium, e as novas cidades Cesareia Maritima e Mamre. A dívida externa crescia e o Império Romano ameaçava com austeridade ou intervenção directa de um Procurador. O povo, sucessivamente enganado por gerações de dirigentes, já não acreditava em nada. Israel sentia-se confuso e desorientado.

Pior, estava desanimado, deprimido, não via saída.Foi então que
'o povo que andava nas trevas viu uma grande luz; habitavam numa terra de sombras, mas uma luz brilhou sobre eles' (Is 9, 1). A solução veio do Alto, inesperada, explosiva, desconcertante, ultrapassando infinitamente o problema do momento. Não surgiu na capital, no palácio, na monarquia, mas num cantinho obscuro, um estábulo com uma manjedoura a servir de berço. Foi anunciada nos céus mas só os que estavam calados puderam ouvir". (texto de João César das Neves - conclui aqui)

Após a leitura do texto, responda às seguintes perguntas, assinalando a resposta correcta com um "x":

1) Herodes era:

a) um pré-marxista

b) um pré-keynesiano

c) um pré-Natal


2) "Masada" deve ser interpretada como:

a) uma genuína atitude autocrítica do autor do texto

b) um prato típico de peixe

c) um erro de ortografia


3) A "grande luz" referida no texto refere-se, alegoricamente:

a) ao CEO da EDP

b) à popular "luz ao fundo do túnel" que, como se sabe, é um comboio que se desloca em sentido contrário

c) ao estádio de um conhecido clube de futebol



















4) O "estábulo com uma manjedoura" alude:

a) ao BPN

b) ao Grande Oriente Lusitano

c) a uma casa de pasto bem classificada por José Quitério


5) A "solução que veio do Alto, inesperada, explosiva, desconcertante" era:

a) o atentado de 11 de Setembro de 2001

b) o problema digestivo do casal Silva com o picante

c) um acidente numa fábrica de pirotecnia de Arganil


6) Como interpretar correctamente a frase "só os que estavam calados puderam ouvir"?

a) trata-se de um problema otorrinolaringológico

b) John Cage não inventou nada com os 4'33"

c) Calados???!!!... Espera aí que já vou chamar o Manuel Alegre...


7) O autor do texto poderia ser caracterizado como:

a) um caso clínico

b) um "stand-up comedian"

c) óbalhamedeus!

(2010)
POSTAIS COMEMORATIVOS DO ANIVERSÁRIO
DO FILHO DO PANTHERA (VII)






















(2010)

22 December 2010

O "ESPÍRITO DO NATAL" SEGUNDO A VATICANO S.A.












Igreja Católica desliga-se de hospital dos EUA por aborto que salvou uma mulher

O Sumo-Patífice bem pode bater no peito e chorar lágrimas de crocodilo: a peçonha católica milenar nunca deixará de lubrificar os circuitos da empresa. Apesar de, neste caso, no final, tudo ter até acabado por correr duplamente bem:

"Como não é financiado pela Igreja católica, o hospital continuará a funcionar normalmente (...). Mas deixará de haver actos religiosos neste estabelecimento de saúde".

(2010)