14 October 2007

MODA: LINHA "FÁTIMA-TEEN, OUTONO/INVERNO" - VERSÃO AUTÊNTICA *
(para mulheres jovens ou nem tanto, porém "vertically challenged")


"Contou que a Lúcia, o Francisco e ela viram uma Senhora vestida de branco" (Jacinta, ao director de "O Mensageiro", 1917)

"Era da altura da Virgínia" (Lúcia, ao director de "O Mensageiro", que esclareceu: "A Virgínia é uma vizinha de doze anos e que pode ter um metro e dez")

" - Que idade parece ter a Senhora?
- Parece ter uns quinze anos"
(Lúcia, ao Visconde de Montelo, em 11 de Outubro de 1917)

"Disse a Lúcia que a Senhora que ela e os seus primos viram tinha um pouco mais de um metro de altura e vinha vestida de branco. A saia era branca e dourada, aos cordõezinhos ao comprido e atravessos e era curta, isto é, não descia até aos pés. O casaco era branco, não dourado. Manto branco que, da cabeça, descia até à orla da saia, dourado aos cordõezinhos de alto a baixo e atravessos, nas orlas, o ouro era mais junto. O casaco tinha dois ou três cordõezinhos nos punhos. Não tinha cinto, fita ou faixa à cintura (...) Parecia-lhe que tinha meias brancas, não douradas, mas que não dava a certeza, porque para pouco mais olhava do que para o rosto" ("Inquérito Paroquial", folha 3, verso, 1917)

"Sobre a cabeça, tinha como que um cestinho de ouro, riquíssimo e deslumbrante" (Lúcia, ao padre Umberto Pasquale, in Eu Vi Nascer Fátima, 1967, que esclarece "Assim, os três pastorinhos, numa linguagem rudimentar, exprimem a ideia de coroa que não sabiam o que era")

Portanto, e, em síntese:

Branco e dourado;

Saia (curta) e casaco com cordõezinhos ao comprido e atravessos;

Meia branca.

Coroa-lady-Di-avant-la-lettre.

EIS, POIS, GLORY, GLORY, HALLELUJAH!..., A MODA SEGUNDO A THEOTOKOS , MÃE DE DEUS.

PRAISE DA LORD!

Amen.

* (Adversus Haereses, arma de arremesso contra todos os filhos e filhas de Satanás, do enorme Ireneu de Lyon que permanece vivo nos nossos corações)

... e ainda...:

THE DEVIL HAS BEEN VERY SUCCESSFUL!


Monsignor, Our Lady of Fatima and Hell

(2007)

12 comments:

menina alice said...

Tu estás a trazer a terreiro elementos que façam acreditar que a Senhora era pé-de-gesso?!

ND said...

:D :D :D

é ela!!!!

Anonymous said...

Aahahahaahahahaahah!!! Isto é o verdadeiro "Moda Lisboa", que na próxima edição terá como destaque o novo estilista Monsenhor JL!

João Lisboa said...

A Senhora não era pé-de-gesso, Alicinha, a Senhora viajou por todo o espaço sideral para nos trazer uma mensagem de moda lavada, fresca (até um bocadito marota!...) e propondo o branco como côr dominante, embora num elegante contraste com o dourado dos cordõezinhos.

Se, em 1917, haver um desfile de moda na Cova da Iria, em cima das azinheiras, não foi um gesto estético de vanguarda, então já não sei o que isso será...

Vá lá que o Manuel percebeu...

lebredoarrozal said...

ehehehehe!

Anonymous said...

João, como complemento ao teu vídeo, vê isto

João Lisboa said...

É bom, é muito bom. Já agora, perde uma ou duas noites a ver as emissões da IURD, no cabo. Aquilo - em vez da seca dos teóricos franceses - devia ser matéria de estudo obrigatório nos cursos de Comunicação. Não há uma sílaba, uma imagem, um conceito que não acerte a 200% no alvo. Os spindoctors do Sócrates (e de todos os Sócrates da galáxia) são meninos de côro ao pé daquilo.

Anonymous said...

Não tenho tv cabo. Lembro-me é de ouvir as emissões da IURD na rádio. Era viciado naquilo.

Já agora isto aqui é verdadeiramente assustador ---> !!!!!!!

João Lisboa said...

S P O O K Y ! ! !...

saturnine said...

vertically challenged, huh?

João Lisboa said...

... ... ...

saturnine said...

"... ... ..." ain't gonna cut it, mister!


já o Garfield dizia "I'm not fat, I'm just built short". :D